Minha lista de blogs

quarta-feira, 20 de abril de 2016

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Escola Municipal Professor Nogueira de Sá

==EDUCAÇÃO==

MACAÚBAS GANHA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

A Prefeitura de Capitólio implantou o Projeto Escola de Tempo Integral na Comunidade de Macaúbas. O objetivo é o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Também, desenvolver um projeto de recuperação da aprendizagem, com aulas de reforço escolar.

Na Escola de Tempo Integral, a metodologia de trabalho inclui aulas práticas das diversas áreas do conhecimento (arte, Inglês, Português/Redação, Geografia, História, Matemática/Geometria, Música, Educação Física, Xadrez, Capoeira, Inglês), jogos, de campeonatos internos e externos e de gincanas culturais.

Além de terem profissionais capacitados e materiais didáticos, o aluno recebe, no mínimo, três refeições diárias, garantindo melhores condições para seu aprendizado. O programa é destinado a crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo.

“Vimos a possibilidade de diversificar a aprendizagem, ampliando a carga horária das crianças do Pré e do Ensino Fundamental I (Pré ao 5º ano). Dessa forma, ampliar o conhecimento dos alunos em diversas áreas, estimulando a aprendizagem e possibilitando a prática através de aulas nas quais eles possam aplicar o conhecimento”, observa o diretor do Departamento de Educação do Município, João Antônio Alves.

DUAS ESCOLAS
Já são duas as escolas de Tempo Integral, em Capitólio: Nogueira de Sá (Macaúbas) e Elias Teodoro. Essas Escolas oferecem, além de uma educação de qualidade no turno regular, oficinas pedagógicas no turno inverso, atendendo os alunos de forma completa.

O diretor do Departamento de Educação, João Antônio Alves, ressalta que a essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola. “Dessa forma, temos condições de assistir integralmente o aluno em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a autoestima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série”.