Minha lista de blogs

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Trabalho em Grupo

O trabalho em grupo acontece quando várias pessoas trabalham juntas para realizar uma tarefa, cada uma tem uma determinada função, mas o objetivo é um só. Além de agilizar a realização de tarefas, o trabalho em equipe busca valorizar cada individuo, estimular o desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades, e claro, permitir uma troca de experiências e conhecimentos entre a equipe, o que gera mais integração.
Quando a equipe trabalha integrada, o ambiente de trabalho é muito mais produtivo e saudável, todos ficam mais motivados e prontos para enfrentar desafios.
Se no trabalho em grupo os esforços são conjuntos para alcançar o mesmo objetivo, as conquistas e fracassos também devem ser responsabilidade de todos os membros. A palavra-chave do trabalho em equipe é compartilhamento, tudo precisa ser compartilhado entre os membros.
Alguns profissionais estão inseridos nos grupos, mas trabalham individualmente e se preocupam apenas em concluir a sua tarefa. É preciso saber o que os outros integrantes do grupo estão fazendo e reconhecer a importância dessas tarefas para o resultado final. É fundamental saber ajudar e receber ajuda.
As vantagens do trabalho em grupo são muitas, tanto para os integrantes quanto para a empresa. Mas a capacidade de trabalhar em grupo, tão buscada e valorizada pelo mercado atualmente, é um bicho de sete cabeças mas para muitos profissionais.
A ideia de ter que aceitar “pitacos” dos colegas sobre o seu trabalho, perder o foco por precisar acompanhar as várias tarefas do grupo, ter que defender a sua opinião entre várias visões diferentes e muitos outros desafios do trabalho em grupo, causam pânico em muita gente.
Se você tem muita dificuldade para trabalhar em grupo, pode, e deve, tentar desenvolver essa capacidade. Claro que, de acordo com os seus limites e a sua personalidade. Alguns profissionais produzem muito mais sozinhos e os gestores precisam respeitar essa individualidade.
Mas como diz o ditado, “a união faz a força” e em algum momento da sua carreira o trabalho em grupo será fundamental e você precisa estar preparado. Para te ajudar a enfrentar esse desafio, separamos algumas dicas para trabalhar em grupo, confira.

Saiba como administrar conflitos:

Um grupo é composto por pessoas com valores e culturas diferentes, quando todas trabalham por um objetivo em comum é difícil evitar que o surgimento de conflitos. É muito importante saber lidar com eles no dia-a-dia da empresa. Converse, esclareça os fatos e tente conciliar as necessidades, para tentar aliviar os momentos de tensão na equipe.

Seja paciente:

Não é fácil lidar com todas as diversidades que compõe um grupo, qualquer assunto abordado pode desencadear um conflito. O segredo é ter paciência e pensar bastante antes de falar e agir. Exponha a sua opinião e ouça o que as outras pessoas tem a dizer. Mesmo quando você não concordar com a opinião de um colega, é sua obrigação respeitá-lo.

Melhore a comunicação:

A comunicação entre os integrantes do grupo precisa ser limpa, sem ruídos. Quando alguém fala A, outro entende B e transmite C, dificilmente o trabalho será executado corretamente. Saber ouvir e falar na hora certa também é muito importante para o trabalho em grupo.
Sempre que você se sentir desconfortável com alguma situação no grupo, dialogue, explique o que esta te incomodando e indique o que você acha que pode mudar, assim é possível encontrar uma solução que seja boa para todos.

Aceite as ideias dos outros:

Não é fácil aceitar que não temos razão e que a ideia do outro é melhor que a sua, mas é fundamental para a eficiência do trabalho o grupo. É justamente essa troca de ideias que enriquece o trabalho em equipe. Nunca deixe que o seu orgulho seja maior que o objetivo comum do grupo.

Seja proativo:

Tome atitude. Esteja sempre disposto a ajudar os seus colegas e a resolver os problemas que a equipe encontre, isso é importante para o seu desenvolvimento profissional e para os resultados do grupo. E quando precisar de ajuda, não fique constrangido.

Inove:

Inovar faz a empresa e os colaboradores crescerem. Proponha soluções e alternativas para otimizar as tarefas do grupo e alcançar resultados melhores. Uma equipe que não tem medo de inovar é mais produtiva e eficiente.

Confie e transmita confiança:

Se você não acredita no que faz, quem vai acreditar? Demonstre que você confia em seu trabalho, na capacidade do seus colegas e na eficiência do grupo. Gerar confiança motiva e move a equipe.

Aceite o erro:

A equipe de trabalho é composta por pessoas e pessoas estão sujeitas a errar. Quando o grupo já conseguiu superar as diferenças, é homogêneo e trabalha em sintonia, o erro cai como uma bomba, pois todos concordaram com as medidas adotadas e acreditaram ser o melhor para aquela tarefa.
É fundamental entender o que deu errado, discutir soluções e continuar trabalhando, os membros da equipe não podem ficar remoendo o erro.

Planeje:

A organização e o planejamento devem fazer parte da rotina do grupo e de cada profissional. É importante definir de forma clara os objetivos da equipe, as funções de cada integrante, as metas, os desafios e todos os aspectos necessários para que o trabalho do grupo se desenvolva com eficiência.
Vale ressaltar que não basta elaborar um planejamento, é preciso acompanha-lo e  fazer as alterações necessárias.

Trabalhe:

Não é porque você está trabalhando em grupo, que você pode deixar de trabalhar ou empurrar o seu trabalho para os outros. O que faz do trabalho em equipe mais eficiente que o individual, é exatamente a soma dos esforços de todos os membros. Dê o seu melhor e o resultado final será positivo.
Conseguiu entender a importância do trabalho em grupo para o seu crescimento profissional e para a empresa que você trabalha? Você tem essa habilidade? Siga nossas dicas e seja o melhor profissional que você pode. E não deixe de compartilhar a sua opinião com a gente, através dos comentários.

Evite Frases como:

O meu chefe quer assim, pois, o trabalho em grupo requer uma discussão em rede e qualquer chefe defende uma proposta para todos e todas.

Eu faço melhor que todos, pois, se você faz bem o conjunto da obra lhe dará os méritos necessários.

Seja você mesmo e não leve recados, com eles perderá a confiança de todos.



sábado, 17 de fevereiro de 2018

Abertura do Ano Escolar 2018

 Reunião com as Professoras e Professores de Educação Integral em Capitólio - MG







Escola Municipal Prof. Nogueira de Sá - Macaúbas


Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, os alimentos que você come, a educação que você dá a seus filhos, tudo será determinante para a colheita futura. Se plantamos um pé de limão, vamos colher dele limões e não laranjas.. A gente colhe o que a gente planta, então não plante uma coisa e fica esperando outra! Hoje plantamos repolho, rúcula, alface, mostarda, jiló, almeirão , etc. É isto que vamos colher, porém evitaremos o uso de inseticidas, agrotóxicos, adubo químico e com isto vamos colher produtos sadios para alimentação de nossas crianças. Obrigado Ismael, Tom, Gabi, Tanakan, Sol e Neli, pelo o compromisso com a Escola Municipal Nogueira de Sá de Macaúbas e por nos ajudar neste sábado reeditar nossa horta e preparar uma boa alimentação para nossas crianças.