Minha lista de blogs

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Primeiro número do Jornal Voz do Estudante









Escola de Tempo Integral de Macaúbas

GABARITO OFICIAL da Prova aplicada hoje, 10 de maio de 2018, para o Processo Seletivo Simplificado para Assistentes de Alfabetização das turmas do primeiro e segundo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Elias Teodoro, Capitólio/MG.


7º EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE VAGAS PARA CONTRATAÇÃO

CARGO: Professor


quinta-feira, 3 de maio de 2018


PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
“Programa ofertado pelo Governo Federal”


O Programa Mais Alfabetização, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) pela Portaria Nº 142/2018, tem como objetivo fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.
O apoio técnico é realizado por meio da seleção de um assistente de alfabetização, a cargo das secretarias de educação, por um período de cinco ou dez horas semanais, para cada turma de 1º e 2º anos. O assistente deve auxiliar o trabalho do professor alfabetizador, conforme seu planejamento, para fins de aquisição de competências de leitura, escrita e matemática por parte dos estudantes. Os profissionais contam, ainda, com avaliações diagnósticas e formativas, disponibilizadas no sistema de monitoramento, a serem aplicadas aos estudantes em períodos específicos, com o objetivo de monitorar o desenvolvimento da aprendizagem nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Já o apoio financeiro às escolas se dá por meio da cobertura de despesas de custeio via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Por que o foco no 1º e 2º anos do ensino fundamental?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de referência quanto aos direitos e objetivos de aprendizagem de todo o ensino fundamental, prevê que o foco da ação pedagógica nos primeiros dois anos do ensino fundamental deve ser a consolidação do processo de alfabetização. Embora as crianças participem de diferentes práticas de letramento na Educação Infantil e em contextos externos à instituição escolar, é no 2º ano do ensino fundamental que se espera que elas sejam alfabetizadas.

DA CONTRATAÇÃO

Considera-se o apoio dos assistentes de alfabetização ao professor alfabetizador como de natureza voluntária nos termos da Lei Federal nº 9.608/1998 – Lei do Voluntariado.
Considera-se serviço voluntário, a atividade não remunerada, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade e não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.
O voluntário receberá uma bolsa, cujo valor está pré-definido no Edital 01/2018, publicado em 03 de abril de 2018, no blog de Educação de Capitólio, no seguinte endereço: https://dmecapitolio.blogspot.com.br/2018/05/edital-012018.html.


EDITAL 01/2018

EDITAL 01/2018



Processo Seletivo Simplificado para Assistentes de Alfabetização das turmas do primeiro e segundo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Elias Teodoro, Capitólio/MG.

Para acessarem ao Edital, cliquem no link abaixo:

quarta-feira, 2 de maio de 2018


6º EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE VAGAS PARA CONTRATAÇÃO

CARGO: Professor