Minha lista de blogs

Cultura

O que é cultura?

Cultura é um conceito amplo e complexo, utilizado para resumir tudo o que determinada sociedade ou povo produz. Desta forma, línguas, religiões, ritos diversos, músicas, danças, comidas, costumes sociais, tradições — até mesmo em relação a casamento, nascimento ou morte — fazem parte do que se convencionou chamar de cultura.
É muito comum haver um mal entendido quando se fala sobre este assunto. Não é difícil encontrar grupos, geralmente mais elitizados, que acreditam deter o monopólio da cultura, subestimando, assim, o estilo de vida ou costumes sociais de minorias divergentes. No entanto, cultura é muito mais do que uma batalha de gostos e preferências.
Cultura é toda a produção de uma sociedade, independentemente de uma parte dela gostar ou não do que é produzido. Sendo assim, ela deixa de ser uma escolha arbitrária de determinados grupos sociais e passa a ser um todo maior e mais inclusivo.
Portanto, a diversidade cultural é o todo que permite e incentiva as diferenças dentro de uma mesma sociedade, que propõe um papel democratizante, de fato, para que todos possam ter seus espaços de direito dentro de um grupo ou de um país.

A globalização e a cultura

A globalização é o fenômeno que faz com que pessoas de diferentes locais do mundo possam se comunicar umas com as outras, como se estivessem em um mesmo ambiente. É uma rede que diminui distâncias geográficas e permite, por exemplo, que uma pessoa que mora no Japão converse com outra que mora no Brasil sem que seja necessário um esforço maior que alguns cliques, aumentando, assim, as trocas culturais.
Desta forma, uma das discussões sobre cultura, identidade e sociedade que está em constante debate é a forma como a globalização interfere no conceito de cultura e na identidade de cada pessoa. A identidade é tudo o que constitui o indivíduo, o que ele é, sente, vê, deseja, enfim, tudo o que o indivíduo conhece.
globalização, portanto, torna os gostos mais plurais, diversos e descentralizados, superando as barreiras geográficas. Por exemplo, um brasileiro pode se sentir mais à vontade com a cultura japonesa, preferindo animes a filmes nacionais, ou pode preferir o estilo de roupas e cabelos dos habitantes de uma pequena cidade na Suécia. A globalização permite ao indivíduo uma liberdade maior de escolhas.
Com estas mudanças, o mundo torna-se um espaço ainda mais inclusivo, mais diverso, com tolerância aos variados tipos de identidade e de cultura. A diversidade cultural precisa, portanto, dar conta de todas as pessoas e não apenas de determinados grupos.

Diversidade cultural no Brasil

O Brasil é um dos países com maior influência estrangeira, uma vez que, além dos nativos que já viviam aqui, recebeu colonizadores europeus e ainda escravos e imigrantes de diversos outros países. E, é claro, cada uma dessas pessoas possuíam seus próprios costumes e estilo de vida. Ou seja, o nosso país é um grande exemplo de diversidade cultural.
Infelizmente, até hoje a diversidade cultural não implica em respeito ao próximo. No entanto, reconhecer as diferenças é o primeiro passo para a diminuição de problemas estruturais de intolerância, desrespeito e aversão ao que não é semelhante.
No Brasil, cada região tem uma predominância cultural própria, o que acaba por fazer com que determinadas as características sejam mais comuns em um espaço geográfico, ainda que cada parte pertença a um grupo maior, que é o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário