Integral. Por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a Educação integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma. Em Parceria com o Programa Mais Educação do MEC, promovemos a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, de modo que a tarefa de educar seja dividida com os pais e a comunidade. Todos os alunos atendidos cursam as mesmas disciplinas e oficinas no contraturno escolar, e os professores procuram mostrar como se relacionam as diversas áreas do conhecimento conforme o Calendário a seguir. Com a Construção do Centro de Educação Infantil iniciamos ali a Educação Integral e utilizamos o Espaço do antigo Pré irmã Valéria para dar início a Educação Integral na Escola Municipal Elias Teodoro, mas, continuamos ampliando o Espaço da mesma, no entanto, não dá para estabelecer um modelo padrão apenas com os Recursos do MAIS Educação, por isso, Capitólio está implantando a educação integral de acordo com a própria realidade, construindo espaços, nomeando professores, coordenador, aulas de Xadrez, Educação Física, Música, Of. de esportes, Inglês, sala de Informática, Educação Cidadã, etc. Otimizamos o Tempo dos professores para que os memos não tivessem de voltar na Escola depois do horário para Planejar, enquanto os professores de Inglês, Ed. física, Xadrez e Arte fazem o seu trabalho professores de uma mesma série planejam com a Supervisora, a Coordenadora terá entre outras a função de elencar junto as professoras e aos professores os alunos com dificuldades específicas e fazer um Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) no momento certo.
Objetivos Específicos a serem observados na Educação Integral.
- Amarrar atividades do Turno e ContraTurno O turno complementar, oposto ao do horário de estudo da criança, é importante para enriquecer a aprendizagem. No entanto, a existência por si só desse contraturno não significa educação integral. "Não basta oferecer uma variedade de atividades para preencher o tempo das crianças. Elas precisam estar ligadas ao conteúdo".
- Apostar nas atividades Extra-Classe. O reforço escolar, período em que a lição de casa é feita e no qual os alunos com dificuldades ganham atenção extra, é parte da educação integral, mas não reflete o sistema de ensino. Além do reforço escolar para alunos com dificuldades de aprendizagem, é preciso aumentar o tempo de estudo integrado para todos os outros estudantes, com ou sem deficiências para aprender.
- Ter um Projeto Pedagógico Definido. Educar integralmente significa pensar a aprendizagem por inteiro. E é por meio do projeto político-pedagógico que se mobiliza e costura a oferta de experiências capazes de desenvolver habilidades cognitivas e intelectuais, afetivas, físicas, éticas e sociais. O projeto deve ser muito bem definido para atender às necessidades de alunos concretos, situados em um dado território, com demandas, interesses e repertórios culturais que devem ser reconhecidos.
- Integrar espaços, saberes e agentes educadores. O espaço da cidade pode complementar as lições da sala de aula. O traçado da rua pode ajudar na aula de geometria, a história do bairro na aula de história, as placas da rua nas aulas de português. As árvores, na aula de ciências. E por aí vai. A educação integral considera a cidade como território educador, propondo a exploração de novos itinerários na ação educativa; coloca na mesma mesa os muitos saberes produzidos socialmente, mediados pelas questões contemporâneas. Produz aproximação e integração entre os diversos campos do conhecimento (artístico, linguístico, científico, ético, físico) articulados às vivências na escola, na família e na comunidade.
- Valorizar a Diversidade Cultural. No mundo, as pessoas têm respostas diferentes para situações diferentes e com isso constróem a sua cultura, ou seja, os seus hábitos de vida. Uma Educação integral deve mostrar isso e, assim, tanto aumentar o repertório do estudante quanto mostrar a importância de se respeitar os diferentes estilos de vida. Quando uma criança aprende a respeitar a diferença, ela aumenta seus horizontes - ficará mais fácil para ela ficar amiga virtual de outra criança que fale a sua lilngua.
- Valorizar a família e a Comunidade. É muito importante, portanto, trazer essa experiência, esse capital social e cultural, para a sala de aula. É preciso que esse saber que não se aprende na escola seja aproveitado na sala de aula. É preciso que a vida em família e a vida escolar sejam irrigadas por relações com as comunidades, os territórios, a cidade. "Até pouco tempo, a escola era um espaço para dar conta da aprendizagem de crianças e adolescentes. Hoje, os alunos demandam outros interesses, outros valores que não só os da disciplina. E a escola não é suficiente para dar conta dessa demanda. Ela precisa se unir a outros espaços sócio-culturais".
- Expandir a Educação para outros setores. E quem disse que ir a uma Casa de Cultura não faz parte da Educação? Ou fazer um passeio raro em um Centro de Educação Ambiental ? Existe sim aprendizagem fora da sala de aula e em situações do dia a dia. Não há mais sentido em uma educação trancada na sala de aula. Para um aprendizado integral, deve-se considerar o investimento em outras políticas setoriais, como cultura, esporte, assistência social e meio ambiente. A educação integral acontece quando está integrada a um projeto que vê a política social como um todo. Fonte: LDB, Experiências com Introdução do Projeto em 2014 em Capitólio-MG, Adap. ao Texto de Daniele Zebini.
HORÁRIO ESCOLAR DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL ELIAS TEODORO CAPITÓLIO-MG Manhã | |||||||
3º ANO A | 3º ANO B | 4º ANO A | 4º ANO B | 5º ANO | 1ºANO E.I. | 2ºANO E.I. | |
SEGUNDA FEIRA | |||||||
7h00 8h00 9h00 9h20 10h20 11h15 | Português Matemática Recreio História Matemática | Português Matemática Recreio História Matemática | Português Matemática Recreio História Matemática | Português Matemática Recreio História Matemática | Português Matemática Recreio História Matemática | Ofic. Leitura Ofic. de Mat. Recreio Ed. Emp. Tarefa | Ofic. de Mat. Ofic. Leitura Recreio Ed. Emp. Tarefa |
TERÇA FEIRA | |||||||
7h00 8h00 9h00 9h20 10h20 11h15 | Ed. Cidadã Matemática Recreio Matemática Português | Ed. Cidadã Matemática Recreio Matemática Português | Matemática Ed. Física Recreio Inglês Xadrez | Matemática Inglês Recreio Ed. Física Informática | Matemática Ed. Cidadã Recreio Informática Português | Português Ofic. de Mat. Recreio Roda de Con. Tarefa | Ofic. de Mat. Roda de Con. Recreio Matemática Tarefa |
QUARTA FEIRA | |||||||
7h00 8h00 9h00 9h20 10h20 11h15 | Português Geografia Recreio Ciências Matemática | Português Geografia Recreio Ciências Matemática | Português Geografia Recreio Ciências Matemática | Português Geografia Recreio Ciências Matemática | Português Geografia Recreio Ciências Matemática | Ofic. Leitura Ofic.Esportes Recreio Português Tarefa | Ofic. de Mat. Ofic.Esportes Recreio Matemática Tarefa |
QUINTA FEIRA | |||||||
7h00 8h00 9h00 9h20 10h20 11h15 | Matemática Ed. Física Recreio Inglês Xadrez | Xadrez Inglês Recreio Ed. Física Informática | Ed. Cidadã Português Recreio Matemática Matemática | Ed. Cidadã Português Recreio Matemática Português | Português Matemática Recreio Arte Português | Música (T) Música(P) Recreio Matemática Português | Matemática Matemática Recreio Música(T) Música (P) |
SEXTA FEIRA | |||||||
7h00 8h00 9h00 9h20 10h20 11h15 | Português Informática Recreio Português Arte | Português Arte Recreio Português Matemática | Português Português Recreio Informática Arte | Matemática Português Recreio Arte Xadrez | Inglês Ed. Física Recreio Xadrez Matemática | Dança Ofic. de Mat. Recreio Matemática Tarefa | Ofic. de Mat. Ofic. Leitura Recreio Português Tarefa |
HORÁRIO ESCOLAR DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL ELIAS TEODORO CAPITÓLIO-MG TARDE | |||||||
1º ANO A | 2º ANO A | 2º Ano B | 3º ANO E.I | 4º ANO E.I | 5º ANO E. I | ||
SEGUNDA FEIRA | |||||||
13h00 14h00 15h00 15h20 16h20 17h15 | Português Matemática Recreio História Matemática | Português Matemática Recreio História Matemática | Português Matemática Recreio História Matemática | Ofic. Leitura Ofic. de Mat. Recreio Ed. Emp. Tarefa | Ofic. de Mat. Ofic. Leitura Recreio Ed. Emp. Tarefa | Ofic. de Mat. Ofic. Leitura Recreio Ed. Emp. Tarefa | |
TERÇA FEIRA | |||||||
13h00 14h00 15h00 15h20 16h20 17h15 | Inglês Ed. Física Recreio Xadrez Português | Xadrez Matemática Recreio Matemática Português | Matemática Ed. Cidadã Recreio Português Matemática | Ofic. Leitura Tarefa Recreio Roda de Con. Roda de Con. | Roda de Con. Ofic. de Mat. Recreio Português Tarefa | Roda de Con. Ofic. de Mat. Recreio Português Tarefa | |
QUARTA FEIRA | |||||||
13h00 14h00 15h00 15h20 16h20 17h15 | Português Geografia Recreio Ciências Matemática | Português Geografia Recreio Ciências Matemática | Português Geografia Recreio Ciências Matemática | Ofic.Esportes Ofic. de Mat. Recreio Matemática Tarefa | Ofic. de Mat. Esportes Recreio Matemática Tarefa | Ofic. de Mat. Esportes Recreio Matemática Tarefa | |
QUINTA FEIRA | |||||||
13h00 14h00 15h00 15h20 16h20 17h15 | Matemática Português Recreio Ed. Cidadã Matemática | Inglês Ed. Física Recreio Informática Arte | Ed. Física Inglês Recreio Xadrez Informática | Português Música( T) Recreio Matemática Tarefa | Português Matemática Recreio Música(T) Tarefa | Música (T) Matemática Recreio Tarefa Música(P) | |
SEXTA FEIRA | |||||||
13h00 14h00 15h00 15h20 16h20 17h15 | Matemática Português Recreio Informática Arte | E. Cidadã Português Recreio Português Matemática | Arte Português Recreio Português Matemática | Dança Ofic. de Mat. Recreio Matemática Tarefa | Ofic. de Mat. Dança Recreio Matemática Tarefa | Ofic. de Mat. Dança Recreio Matemática Tarefa | |
Obs. Como o profissional de Educação Física não terá que elaborar e corrigir provas ele ajudará nos Projetos Culturais. Legenda: Oficinas (Ofic.), Roda de Conversa (Roda de Con.), Educação Empreendedora (Ed. Emp.), Teoria (T), Prática (P). | |||||||
Sala de Recursos: Apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem. (PIP). | |||||||
Roda de Conversa: Conversar com amigos, família, colegas, profissionais, setores sociais, educadores e qualquer cidadão ou cidadã de bem nos aproxima. O debate coletivo de ideias olho no olho faz lembrar quando as famílias para protegerem do frio sentavam em círculo em torno de uma tampa de brasas e as mães contavam histórias e falavam da importância da boa convivência e da ajuda recíproca entre os irmãos e irmãs. As Rodas de Conversa oferecem um fórum confortável para conversar com as pessoas que você, deseja falar diretamente. As Rodas de Conversas são divertidas, sérias e flexíveis. • Cada membro do grupo pode participar e novos participantes à conversa entendem rápido com as perguntas em curso. • Não há limite de quantas perguntas podem ser criadas! • Cada Roda pode ter vários participantes, incluindo o debatedor do grupo. • É possível personalizar o tema de fundo da conversa para corresponder ao seu estilo.Esta forma cativante de participação enriquece o debate e nos permite ouvir, pensar e fazer. “Eu ouço eu Entendo / Eu vejo eu Lembro/ eu faço eu Aprendo”. Oficinas de Leitura, Matemática, Música, Esporte, Cultura, Formação Cidadã, etc. As Oficinas de Incentivo à Leitura, Música, Formação Cidadã, Esporte e Cultura seguem o mesmo objetivo que norteia nossa Educação Integral. Escola Aberta como um todo, cujo propósito é fomentar a geração de uma cultura de paz, que começa pelo cultivo de igualdade de condições de desenvolvimento social. A convivência em sociedade tem por base o acesso de todos aos bens sociais e à sua produção através de uma Educação Sustentável, Empreendedora e Produtora de Conhecimentos. De modo particular, pretende-se: · Oportunizar a utilização da escola durante todo o dia, proporcionando atividades recreativas de forma educativa e prazerosa, envolvendo crianças e adolescentes, colaborando para construção de uma cultura de paz. · Estimular de forma adequada o processo da leitura e da escrita, da música, do esporte, cultura e convívio em sociedade são caminhos essenciais para despertá-lo da cidadania, e para o ser humano, em sua busca de identidade e realização pessoal. | |||||||
Todas quartas e quintas feiras de 17h15 até 19h00, teremos aulas de música, com os alunos, pais, mães e funcionários que desejam aprender música e possuem menos tempo disponíveis. Além disso, uma grande variedade de disciplinas opcionais torna o curso muito mais personalizado, atendendo à necessidade específica de cada aluno. O aluno terá domínio dos recursos técnicos específicos de seu instrumento (ou canto), estando apto a interpretar um vasto repertório, composto por uma grande variedade de gênero musical. O curso trará também o domínio de conteúdo complementar ao instrumento cursado, capacitando-o a ler e escrever notação musical, criar arranjos e composições, além de desenvolver, é claro, um grande nível de musicalidade, percepção e sensibilidade artística. | |||||||
"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda." |
Nenhum comentário:
Postar um comentário