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Escola Municipal de Educação Integral Elias Teodoro



Integral. Por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a Educação integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma. Em Parceria com o Programa Mais Educação do MEC, promovemos a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, de modo que a tarefa de educar seja dividida com os pais e a comunidade. Todos os alunos atendidos cursam as mesmas disciplinas e oficinas no contraturno escolar, e os professores procuram mostrar como se relacionam as diversas áreas do conhecimento conforme o Calendário a seguir. Com a Construção do Centro de Educação Infantil iniciamos ali a Educação Integral  e utilizamos o Espaço do antigo Pré irmã Valéria para dar início a Educação Integral na Escola Municipal Elias Teodoro, mas, continuamos ampliando o Espaço da mesma,  no entanto, não dá para estabelecer um modelo padrão apenas com os Recursos do MAIS Educação, por isso, Capitólio está implantando a educação integral de acordo com a própria realidade, construindo espaços, nomeando professores, coordenador, aulas de Xadrez, Educação Física, Música, Of. de esportes, Inglês, sala de Informática, Educação Cidadã, etc. Otimizamos o Tempo dos professores para que os memos não tivessem de voltar na Escola depois do horário para Planejar, enquanto os professores de Inglês, Ed. física, Xadrez e Arte fazem o seu trabalho professores de uma mesma série planejam com  a Supervisora, a Coordenadora terá entre outras a função de elencar junto as professoras e aos professores os alunos com dificuldades específicas e fazer um Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) no momento certo.

Objetivos Específicos a serem observados na Educação Integral.

  1. Amarrar atividades do Turno e ContraTurno O turno complementar, oposto ao do horário de estudo da criança, é importante para enriquecer a aprendizagem. No entanto, a existência por si só desse contraturno não significa educação integral. "Não basta oferecer uma variedade de atividades para preencher o tempo das crianças. Elas precisam estar ligadas ao conteúdo".
  2. Apostar nas atividades Extra-Classe. O reforço escolar, período em que a lição de casa é feita e no qual os alunos com dificuldades ganham atenção extra, é parte da educação integral, mas não reflete o sistema de ensino. Além do reforço escolar para alunos com dificuldades de aprendizagem, é preciso aumentar o tempo de estudo integrado para todos os outros estudantes, com ou sem deficiências para aprender.
  3. Ter um Projeto Pedagógico Definido. Educar integralmente significa pensar a aprendizagem por inteiro. E é por meio do projeto político-pedagógico que se mobiliza e costura a oferta de experiências capazes de desenvolver habilidades cognitivas e intelectuais, afetivas, físicas, éticas e sociais. O projeto deve ser muito bem definido para atender às necessidades de alunos concretos, situados em um dado território, com demandas, interesses e repertórios culturais que devem ser reconhecidos.
  4. Integrar espaços, saberes e agentes educadores. O espaço da cidade pode complementar as lições da sala de aula. O traçado da rua pode ajudar na aula de geometria, a história do bairro na aula de história, as placas da rua nas aulas de português. As árvores, na aula de ciências. E por aí vai. A educação integral considera a cidade como território educador, propondo a exploração de novos itinerários na ação educativa; coloca na mesma mesa os muitos saberes produzidos socialmente, mediados pelas questões contemporâneas. Produz aproximação e integração entre os diversos campos do conhecimento (artístico, linguístico, científico, ético, físico) articulados às vivências na escola, na família e na comunidade.
  5. Valorizar a Diversidade Cultural. No mundo, as pessoas têm respostas diferentes para situações diferentes e com isso constróem a sua cultura, ou seja, os seus hábitos de vida. Uma Educação integral deve mostrar isso e, assim, tanto aumentar o repertório do estudante quanto mostrar a importância de se respeitar os diferentes estilos de vida. Quando uma criança aprende a respeitar a diferença, ela aumenta seus horizontes - ficará mais fácil para ela ficar amiga virtual de outra criança que fale a sua lilngua.
  6. Valorizar a família e a Comunidade. É muito importante, portanto, trazer essa experiência, esse capital social e cultural, para a sala de aula. É preciso que esse saber que não se aprende na escola seja aproveitado na sala de aula. É preciso que a vida em família e a vida escolar sejam irrigadas por relações com as comunidades, os territórios, a cidade. "Até pouco tempo, a escola era um espaço para dar conta da aprendizagem de crianças e adolescentes. Hoje, os alunos demandam outros interesses, outros valores que não só os da disciplina. E a escola não é suficiente para dar conta dessa demanda. Ela precisa se unir a outros espaços sócio-culturais".
  7. Expandir a Educação para outros setores. E quem disse que ir a uma Casa de Cultura  não faz parte da Educação? Ou fazer um passeio  raro em um Centro de Educação Ambiental ? Existe sim aprendizagem fora da sala de aula e em situações do dia a dia. Não há mais sentido em uma educação trancada na sala de aula. Para um aprendizado integral, deve-se considerar o investimento em outras políticas setoriais, como cultura, esporte, assistência social e meio ambiente. A educação integral acontece quando está integrada a um projeto que vê a política social como um todo. Fonte: LDB, Experiências com Introdução do Projeto em 2014 em Capitólio-MG, Adap.  ao Texto de Daniele Zebini.

HORÁRIO ESCOLAR DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL ELIAS TEODORO CAPITÓLIO-MG
Manhã

3º ANO A
3º ANO B
4º ANO A
4º ANO B
5º ANO
1ºANO E.I.
2ºANO E.I.
SEGUNDA FEIRA
7h00
8h00
9h00
9h20
10h20
11h15
Português
Matemática
Recreio
História
Matemática
Português
Matemática
Recreio
História
Matemática
Português
Matemática
Recreio
História
Matemática
Português
Matemática
Recreio
História
Matemática
Português
Matemática
Recreio
História
Matemática
Ofic. Leitura
Ofic. de Mat.
Recreio
Ed. Emp.
Tarefa
Ofic. de Mat.
Ofic. Leitura
Recreio
Ed. Emp.
Tarefa
TERÇA FEIRA
7h00
8h00
9h00
9h20
10h20
11h15
Ed. Cidadã
Matemática
Recreio
Matemática
Português
Ed. Cidadã
Matemática
Recreio
Matemática
Português
Matemática
Ed. Física
Recreio
Inglês
Xadrez
Matemática
Inglês
Recreio
Ed. Física
Informática
Matemática
Ed. Cidadã
Recreio
Informática
Português
Português
Ofic. de Mat.
Recreio
Roda de Con.
Tarefa
Ofic. de Mat.
Roda de Con.
Recreio
Matemática
Tarefa
QUARTA FEIRA
7h00
8h00
9h00
9h20
10h20
11h15
Português
Geografia
Recreio
Ciências
Matemática
Português
Geografia
Recreio
Ciências
Matemática
Português
Geografia
Recreio
Ciências
Matemática
Português
Geografia
Recreio
Ciências
Matemática
Português
Geografia
Recreio
Ciências
Matemática

Ofic. Leitura
Ofic.Esportes
Recreio
Português
Tarefa
Ofic. de Mat.
Ofic.Esportes
Recreio
Matemática
Tarefa
QUINTA FEIRA
7h00
8h00
9h00
9h20
10h20
11h15
Matemática
Ed. Física
Recreio
Inglês
Xadrez

Xadrez
Inglês
Recreio
Ed. Física
Informática
Ed. Cidadã
Português
Recreio
Matemática
Matemática
Ed. Cidadã
Português
Recreio
Matemática
Português
Português
Matemática
Recreio
Arte
Português
Música (T)
Música(P)
Recreio
Matemática
Português
Matemática
Matemática
Recreio
Música(T)
Música (P)
SEXTA FEIRA
7h00
8h00
9h00
9h20
10h20
11h15
Português
Informática
Recreio
Português
Arte

Português
Arte
Recreio
Português
Matemática


Português
Português
Recreio
Informática
Arte

Matemática
Português
Recreio
Arte
Xadrez


Inglês
Ed. Física
Recreio
Xadrez
Matemática

Dança
Ofic. de Mat.
Recreio
Matemática
Tarefa
Ofic. de Mat.
Ofic. Leitura
Recreio
Português
Tarefa
HORÁRIO ESCOLAR DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL ELIAS TEODORO CAPITÓLIO-MG
TARDE

1º ANO A
2º ANO A
2º Ano B

3º ANO E.I
4º ANO E.I
5º ANO E. I
SEGUNDA FEIRA
13h00
14h00
15h00
15h20
16h20
17h15
Português
Matemática
Recreio
História
Matemática
Português
Matemática
Recreio
História
Matemática
Português
Matemática
Recreio
História
Matemática

Ofic. Leitura
Ofic. de Mat.
Recreio
Ed. Emp.
Tarefa
Ofic. de Mat.
Ofic. Leitura
Recreio
Ed. Emp.
Tarefa
Ofic. de Mat.
Ofic. Leitura
Recreio
Ed. Emp.
Tarefa
TERÇA FEIRA
13h00
14h00
15h00
15h20
16h20
17h15
Inglês
Ed. Física
Recreio
Xadrez
Português
Xadrez
Matemática
Recreio
Matemática
Português
Matemática
Ed. Cidadã
Recreio
Português
Matemática

Ofic. Leitura
Tarefa
Recreio
Roda de Con.
Roda de Con.
Roda de Con.
Ofic. de Mat.
Recreio
Português
Tarefa
Roda de Con.
Ofic. de Mat.
Recreio
Português
Tarefa
QUARTA FEIRA
13h00
14h00
15h00
15h20
16h20
17h15
Português
Geografia
Recreio
Ciências
Matemática
Português
Geografia
Recreio
Ciências
Matemática
Português
Geografia
Recreio
Ciências
Matemática

Ofic.Esportes
Ofic. de Mat.
Recreio
Matemática
Tarefa
Ofic. de Mat.
Esportes
Recreio
Matemática
Tarefa
Ofic. de Mat.
Esportes
Recreio
Matemática
Tarefa
QUINTA FEIRA
13h00
14h00
15h00
15h20
16h20
17h15
Matemática
Português
Recreio
Ed. Cidadã
Matemática


Inglês
Ed. Física
Recreio
Informática
Arte

Ed. Física
Inglês
Recreio
Xadrez
Informática

Português
Música( T)
Recreio
Matemática
Tarefa
Português
Matemática
Recreio
Música(T)
Tarefa
Música (T)
Matemática
Recreio
Tarefa
Música(P)
SEXTA FEIRA
13h00
14h00
15h00
15h20
16h20
17h15
Matemática
Português
Recreio
Informática
Arte
E. Cidadã
Português
Recreio
Português
Matemática
Arte
Português
Recreio
Português
Matemática


Dança
Ofic. de Mat.
Recreio
Matemática
Tarefa
Ofic. de Mat.
Dança
Recreio
Matemática
Tarefa
Ofic. de Mat.
Dança
Recreio
Matemática
Tarefa
Obs. Como o profissional de Educação Física não terá que elaborar e corrigir provas ele ajudará nos Projetos Culturais.
Legenda: Oficinas (Ofic.), Roda de Conversa (Roda de Con.), Educação Empreendedora (Ed. Emp.), Teoria (T), Prática (P).
Sala de Recursos: Apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem. (PIP).
 Roda de Conversa:
Conversar com amigos, família, colegas, profissionais, setores sociais, educadores e qualquer cidadão ou cidadã de bem nos aproxima. O debate coletivo de ideias olho no olho faz lembrar quando as famílias para protegerem do frio sentavam em círculo em torno de uma tampa de brasas e as mães contavam histórias e falavam da importância da boa convivência e da ajuda recíproca entre os irmãos e irmãs. As Rodas de Conversa oferecem um fórum confortável para conversar com as pessoas que você, deseja falar diretamente. As Rodas de Conversas são divertidas, sérias e flexíveis.


• Cada membro do grupo pode participar e novos participantes à conversa entendem rápido com as perguntas em curso.
• Não há limite de quantas perguntas podem ser criadas!
• Cada Roda pode ter vários participantes, incluindo o debatedor do grupo.
• É possível personalizar o tema de fundo da conversa para corresponder ao seu estilo.
Esta forma cativante de participação enriquece o debate e nos permite ouvir, pensar e fazer.
“Eu ouço eu Entendo / Eu vejo eu Lembro/ eu faço eu Aprendo”.
Oficinas de Leitura, Matemática, Música, Esporte, Cultura, Formação Cidadã, etc.
As Oficinas de Incentivo à Leitura, Música, Formação Cidadã, Esporte e Cultura seguem o mesmo objetivo que norteia nossa Educação Integral. Escola Aberta como um todo, cujo propósito é fomentar a geração de uma cultura de paz, que começa pelo cultivo de igualdade de condições de desenvolvimento social. A convivência em sociedade tem por base o acesso de todos aos bens sociais e à sua produção através de uma Educação Sustentável, Empreendedora e Produtora de Conhecimentos.
De modo particular, pretende-se:
·         Oportunizar a utilização da escola durante todo o dia, proporcionando atividades recreativas de forma educativa e prazerosa, envolvendo crianças e   adolescentes, colaborando para construção de uma cultura de paz.
·         Estimular de forma adequada o processo da leitura e da escrita, da música, do esporte, cultura e convívio em sociedade são caminhos essenciais para despertá-lo da cidadania, e para o ser humano, em sua busca de identidade e realização pessoal.
Todas quartas e quintas feiras de 17h15 até 19h00, teremos aulas de música, com os alunos, pais, mães e funcionários que desejam aprender música e possuem menos tempo disponíveis. Além disso, uma grande variedade de disciplinas opcionais torna o curso muito mais personalizado, atendendo à necessidade específica de cada aluno.  O aluno terá domínio dos recursos técnicos específicos de seu instrumento (ou canto), estando apto a interpretar um vasto repertório, composto por uma grande variedade de gênero musical. O curso trará também o domínio de conteúdo complementar ao instrumento cursado, capacitando-o a ler e escrever notação musical, criar arranjos e composições, além de desenvolver, é claro, um grande nível de musicalidade, percepção e sensibilidade artística.
"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."





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