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EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 2017


  • Unidade escolar: Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • Data: 01/11/2017 
  • Objetivo: ensinar para as crianças os princípios de uma alimentação equilibrada e saudável, para que possam adquirir bons hábitos alimentares na infância, que perpetuarão ao longo da vida. Esse fato contribuirá para prevenção da obesidade infantil, na adolescência e vida adulta, além de prevenir doenças relacionadas ao excesso de peso.
  • Público: alunos do 1º e 2º Período da Educação Infantil e do 1º, 3º e 5º ano do Ensino Fundamental I
  • Duração aproximada: 50 minutos
  • Responsável: nutricionista Responsável Técnica do PNAE 
  • Atividades: 
  • Vídeo "Nutriamigos": com 11 minutos de duração, conta  a 
    história de uma menina que vai tomar café da manhã e encontra os Nutriamigos no mundo da fantasia. Eles são personagens que representam o Carboidrato; as Vitaminas, Minerais e Fibras; a Proteína e a Gordura. Os Nutriamigos conscientizam a menina sobre a importância de comer bem para ser mais saudável. Eles explicam quais as funções dos nutrientes e em quais alimentos podem ser encontrados, sendo que o segredo de uma boa alimentação é o equilíbrio, a moderação e a variedade; 
  • Explicação do vídeo;

  • Explicação da pirâmide alimentar brasileira de 2013 (demonstrada através do Microsoft PowerPoint 2010). Foi explicado sobre os grupos de alimentos; os nutrientes e as funções dos mesmos; os conceitos de alimentação saudável e não saudável; quais alimentos podem ser consumidos em maior quantidade e quais devem ser restritos; a importância da alimentação saudável, prática de atividade física e de uma boa hidratação, etc;
  • Dinâmica de adivinhar os alimentos através do tato: dentro de uma caixa foram colocados alguns alimentos de todos os grupos da pirâmide, obtidos na escola e também algumas figuras de gêneros que não havia na escola ou eram perecíveis. As crianças foram escolhidas aleatoriamente, ficavam à frente dos colegas e fechavam os olhos. A nutricionista retirava um alimento da caixa e entregava à criança, que deveria adivinhar qual era o produto, usando somente o tato. Se após algumas tentativas, ela não adivinhasse, os colegas ajudavam com dicas. Caso ninguém soubesse qual era o alimento, a nutricionista falava. Após a identificação do alimento, a nutricionista questionava se ele era considerado saudável ou não. Depois de cada resposta, era explicado o porquê daquele alimento ser ou não ser saudável. A seguir, ele era colocado em uma mesa, de acordo com a classificação recebida. No final, os alunos se reuniram em volta das mesas para observar quais alimentos fazem bem à saúde e quais são prejudiciais, devendo ter o consumo restrito. 
  





  • Resultados: as crianças assistiram atentamente ao vídeo “Nutriamigos” e entenderam-no bem, de acordo com as respostas fornecidas à nutricionista após o término do mesmo. Somente os alunos do 3º e 5º ano conheciam a pirâmide alimentar brasileira, mas não recordavam muito bem sobre os grupos de alimentos, seus nutrientes predominantes e suas funções no organismo. Durante a explicação a respeito da pirâmide, os alunos se mostraram bem interessados, muito participativos, fazendo comentários e esclarecendo dúvidas. As crianças gostaram bastante da dinâmica de adivinhar os alimentos pelo tato, sendo esta considerada útil na educação alimentar e nutricional. Durante a adivinhação, quase todos os alunos acertaram qual era o alimento. Eles conheciam todos os alimentos representados nas figuras, exceto a berinjela.  Em relação a ser ou não saudável, as crianças classificaram todos os alimentos corretamente.
  • Conclusão: houve um grande interesse dos alunos em aprender sobre o assunto, e ao final, percebeu-se que as atividades foram bem aproveitadas, proporcionando grande conhecimento. Os alunos conheciam a maioria dos alimentos e sabiam diferenciá-los em bons ou ruins à saúde. 
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  • Unidade escolar: Escola Municipal Professor Nogueira de Sá
  • Data: 31/10/2017
  • Objetivo: ensinar para as crianças os princípios de uma alimentação equilibrada e saudável, para que possam adquirir bons hábitos alimentares na infância, que perpetuarão ao longo da vida. Esse fato contribuirá para prevenção da obesidade infantil, na adolescência e vida adulta, além de prevenir doenças relacionadas ao excesso de peso
  • Público: alunos do 1º e 2º Períodos da Educação Infantil e do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I
  • Duração aproximada: 45 minutos
  • Responsável: nutricionista Responsável Técnica do PNAE 
  • Atividades: 
  • Vídeo "Nutriamigos": com 11 minutos de duração, conta  a história de uma menina que vai tomar café da manhã e encontra os Nutriamigos no mundo da fantasia. Eles são personagens que representam o Carboidrato; as Vitaminas, Minerais e Fibras; a Proteína e a Gordura. Os Nutriamigos conscientizam a menina sobre a importância de comer bem para ser mais saudável. Eles explicam quais as funções dos nutrientes e em quais alimentos podem ser encontrados, sendo que o segredo de uma boa alimentação é o equilíbrio, a moderação e a variedade; 
  • Explicação do vídeo;
 


  • Dinâmica de adivinhar os alimentos através do tato: dentro de uma caixa foram colocados alguns alimentos de todos os grupos da pirâmide, obtidos na escola e também algumas figuras de gêneros que não havia na escola ou eram perecíveis. As crianças foram escolhidas aleatoriamente, ficavam à frente dos colegas e fechavam os olhos. A nutricionista retirava um alimento da caixa e entregava à criança, que deveria adivinhar qual era o produto, usando somente o tato. Se após algumas tentativas, ela não adivinhasse, os colegas ajudavam com dicas. Caso ninguém soubesse qual era o alimento, a nutricionista falava. Após a identificação do alimento, a nutricionista questionava se ele era considerado saudável ou não. Depois de cada resposta, era explicado o porquê daquele alimento ser ou não ser saudável. A seguir, ele era colocado em uma mesa, de acordo com a classificação recebida. No final, os alunos se reuniram em volta das mesas para observar quais alimentos fazem bem à saúde e quais são prejudiciais, devendo ter o consumo restrito.  





  • Resultados: Os alunos não conheciam os grupos de alimentos e seus nutrientes predominantes, bem como suas funções no organismo, sendo esses tópicos abordados no vídeo “Nutriamigos”. Eles assistiram atentamente ao vídeo e entenderam-no bem, de acordo com as respostas fornecidas à nutricionista após o término do mesmo. As crianças gostaram muito da dinâmica de adivinhar os alimentos pelo tato, participando com entusiasmo, sendo esta considerada útil na educação alimentar e nutricional. Durante a adivinhação, a maioria dos alunos acertou qual era o alimento. Os alunos do Ensino Fundamental I conheciam todos os alimentos e figuras apresentados, exceto a berinjela. Em relação a ser ou não saudável, algumas crianças classificaram equivocadamente certos alimentos em saudáveis. Os alunos da Educação Infantil desconheciam algumas verduras e legumes e não souberam responder se alguns alimentos eram saudáveis ou deveriam ser consumidos com moderação.
  • Conclusão: os alunos mostraram-se interessados em aprender sobre o assunto, e ao final, percebeu-se que as atividades foram bem aproveitadas. De forma geral, os alunos conheciam a maioria dos alimentos e sabiam diferenciá-los em bons ou ruins à saúde. 
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  • Unidade escolar: CMEI Irmã Irene
  • Data: 24/10/2017 
  • Objetivo: ensinar para as crianças os princípios de uma alimentação equilibrada e saudável, para que possam adquirir bons hábitos alimentares na infância, que perpetuarão ao longo da vida. Esse fato contribuirá para prevenção da obesidade infantil, na adolescência e vida adulta, além de prevenir doenças relacionadas ao excesso de peso.
  • Público: alunos do 1º e 2º Período da Educação Infantil 
  • Duração aproximada: 60 minutos com cada turma, sendo três: 1º Período do turno Matutino, 2º Período do turno Matutino e 1º período do turno Vespertino
  • Responsável: nutricionista Responsável Técnica do PNAE 
  • Atividades:
  • Explicação da pirâmide alimentar brasileira infantil da Sociedade Brasileira de Pediatria (apresentada através do Microsoft PowerPoint 2010). Explicou-se sobre os nutrientes e as funções dos alimentos; os grupos destes; quais alimentos podem ser consumidos em maior quantidade e quais devem ser consumidos com moderação; o que é alimentação saudável e alimentação não saudável, a importância da prática de atividade física e de uma boa hidratação, etc;
  • Vídeo “Sid – alimentação saudável”, da série Sid Ciência, com duração de 11 minutos, conta a história de um menino chamado Sid que gosta muito de comer bolo de aniversário e gostaria de comê-lo todos os dias, em todas as refeições. Mas sua família não o aconselha a fazer isso, pois bolo de aniversário contém muito açúcar e esse tipo de alimento não é saudável. Na escola ele aprende que é importante comer alimentos nutritivos, que ajudam as crianças a crescerem fortes e saudáveis e que para isso é preciso comer um pouco dos alimentos de cada grupo alimentar, com equilíbrio. Assim, Sid entende a importância de uma alimentação saudável e que doces, guloseimas, dentre outros não são nutritivos e devem ser consumidos com moderação;
  • Explicação do vídeo; 
 




  • Dinâmica de adivinhar os alimentos através do tato: dentro de uma caixa foram colocados alguns alimentos de todos os grupos da pirâmide, obtidos na escola e também algumas figuras de gêneros que não havia na escola ou eram perecíveis. As crianças foram escolhidas aleatoriamente, ficavam à frente dos colegas e fechavam os olhos. A nutricionista retirava um alimento da caixa e entregava à criança, que deveria adivinhar qual era o produto, usando somente o tato. Se após algumas tentativas, ela não adivinhasse, os colegas ajudavam com dicas. Caso ninguém soubesse qual era o alimento, a nutricionista falava. Após a identificação, o produto era colocado em uma pirâmide, sendo que a nutricionista ia explicando o porquê de cada alimento estar no grupo, para melhor entendimento das explicações já fornecidas. Com as figuras dos alimentos, após a visualização e identificação dos mesmos, eram colocados na pirâmide também, para preenchê-la. Após o preenchimento, os alunos se reuniram em volta da pirâmide para observá-la, enquanto a nutricionista explicava brevemente sobre a mesma.







  • Resultados: as crianças demonstraram interesse enquanto era explicado sobre a pirâmide alimentar, fazendo perguntas e comentários sobre o que gostavam ou não de comer, o que achavam que era ou não saudável, etc. Assistiram com muita atenção ao vídeo “Sid - alimentação saudável”, sendo que entenderam a mensagem transmitida, de acordo com as respostas dadas às perguntas feitas pela nutricionista. As crianças gostaram muito da dinâmica de adivinhar os alimentos pelo tato, sendo esta considerada útil na educação alimentar e nutricional. Durante a adivinhação, grande parte acertou qual era o alimento, mas alguns precisaram de dicas dos colegas. O inhame foi o único alimento que ninguém soube identificar pelo tato nem ao visualizá-lo. Muitos não conheciam o pimentão, a mandioca, a berinjela e a vagem. As frutas foram os alimentos mais conhecidos das crianças, que comentaram gostar muito delas. Elas também conheciam todos os alimentos industrializados representados nas figuras, como batata frita, sanduíche, sorvete e doces.
  • Conclusão: os alunos, na grande maioria, mostraram-se interessados em aprender sobre o assunto e percebeu-se que as atividades foram bem aproveitadas.
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  • Unidade escolar: Escola Municipal Antônio Modesto de Oliveira
  • Data: 20/10/2017 
  • Objetivo: ensinar para as crianças os princípios de uma alimentação equilibrada e saudável, para que possam adquirir bons hábitos alimentares na infância, que perpetuarão ao longo da vida. Esse fato contribuirá para prevenção da obesidade infantil, na adolescência e vida adulta, além de prevenir doenças relacionadas ao excesso de peso.
  • Público: alunos do 1º e 2º Período da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I
  • Duração aproximada: 50 minutos
  • Responsável: nutricionista Responsável Técnica do PNAE 
  • Atividades:
  • Explicação da pirâmide alimentar brasileira de 2013 (demonstrada através do Microsoft PowerPoint 2010). Foi explicado sobre os grupos de alimentos; os nutrientes e as funções dos mesmos; os conceitos de alimentação saudável e não saudável; quais alimentos podem ser consumidos em maior quantidade e quais devem ser restritos; a importância da alimentação saudável, prática de atividade física e de uma boa hidratação, etc; 
  • Vídeo "Nutriamigos": com 11 minutos de duração, conta  a 
    história de uma menina que vai tomar café da manhã e encontra os Nutriamigos no mundo da fantasia. Eles são personagens que representam o Carboidrato; as Vitaminas, Minerais e Fibras; a Proteína e a Gordura. Os Nutriamigos conscientizam a menina sobre a importância de comer bem para ser mais saudável. Eles explicam quais as funções dos nutrientes e em quais alimentos podem ser encontrados, sendo que o segredo de uma boa alimentação é o equilíbrio, a moderação e a variedade; 
  • Explicação do vídeo;
  • Dinâmica de adivinhar os alimentos através do tato: dentro de uma caixa foram colocados alguns alimentos de todos os grupos da pirâmide, obtidos na escola e também algumas figuras de gêneros que não havia na escola ou eram perecíveis. As crianças foram escolhidas aleatoriamente, ficavam à frente dos colegas e fechavam os olhos. A nutricionista retirava um alimento da caixa e entregava à criança, que deveria adivinhar qual era o produto, usando somente o tato. Se após algumas tentativas, ela não adivinhasse, os colegas ajudavam com dicas. Caso ninguém soubesse qual era o alimento, a nutricionista falava. Após a identificação, o produto era colocado em uma pirâmide, sendo que a nutricionista ia explicando o porquê de cada alimento estar no grupo, para melhor entendimento das explicações já fornecidas. Com as figuras dos alimentos, após a visualização e identificação dos mesmos, eram colocados na pirâmide também, para preenchê-la. Após o preenchimento, os alunos se reuniram em volta da pirâmide para observá-la, enquanto a nutricionista explicava brevemente sobre a mesma.





Ao final das atividades, todos os alunos receberam um espetinho de frutas para lancharem:


  • Resultados: Os alunos da Educação Infantil ainda não conheciam a pirâmide alimentar brasileira, mas conheciam vários alimentos representados nela. Os alunos do Ensino Fundamental I já conheciam a pirâmide e diversos alimentos, mas não conheciam os nutrientes predominantes dos mesmos, suas funções e desconheciam os grupos da pirâmide. As crianças assistiram com muita atenção ao vídeo “Nutriamigos” e se interessaram sobre as explicações da pirâmide alimentar, fazendo perguntas e comentários sobre o assunto. A dinâmica de adivinhar os alimentos pelo tato foi muito apreciada pelas crianças, sendo considerada útil na educação alimentar e nutricional. Durante a adivinhação, quase todos acertaram qual era o alimento. Eles conheciam a maioria dos alimentos e figuras apresentados. O inhame foi o único alimento que ninguém soube identificar. Durante a montagem da pirâmide alimentar, houve grande participação das crianças, que demonstraram grande entendimento sobre as funções e dos grupos dos alimentos, quais são saudáveis e quais alimentos devem ser consumidos com moderação, etc. Os alunos gostaram muito do espetinho de frutas oferecido como lanche, sendo uma sobremesa saudável e diferente para eles. 
  • Conclusão: os alunos mostraram-se muito interessados em aprender sobre o assunto, e ao final, percebeu-se que as atividades foram muito bem aproveitadas.
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  • Unidade escolar: Escola Municipal João Batista Trindade
  • Data: 18/10/2017 
  • Objetivo: ensinar para as crianças os princípios de uma alimentação equilibrada e saudável, para que possam adquirir bons hábitos alimentares na infância, que perpetuarão ao longo da vida. Esse fato contribuirá para prevenção da obesidade infantil, na adolescência e vida adulta, além de prevenir doenças relacionadas ao excesso de peso.
  • Público: alunos do 1º e 2º Período da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I
  • Duração aproximada: 45 minutos em cada turno (Matutino e Vespertino)
  • Responsável: nutricionista Responsável Técnica do PNAE 
  • Atividades do turno Matutino (2º ao 5º ano):
  • Explicação da pirâmide alimentar brasileira de 2013 (demonstrada através do Microsoft PowerPoint 2010). Foi explicado sobre os grupos de alimentos; os nutrientes e as funções dos mesmos; os conceitos de alimentação saudável e não saudável; quais alimentos podem ser consumidos em maior quantidade e quais devem ser restritos; a importância da alimentação saudável, prática de atividade física e de uma boa hidratação, etc; 
  • Vídeo "Nutriamigos": com 11 minutos de duração, conta  a 
    história de uma menina que vai tomar café da manhã e encontra os Nutriamigos no mundo da fantasia. Eles são personagens que representam o Carboidrato; as Vitaminas, Minerais e Fibras; a Proteína e a Gordura. Os Nutriamigos conscientizam a menina sobre a importância de comer bem para ser mais saudável. Eles explicam quais as funções dos nutrientes e em quais alimentos podem ser encontrados, sendo que o segredo de uma boa alimentação é o equilíbrio, a moderação e a variedade; 
  • Explicação do vídeo;


  • Dinâmica da caixinha: passar, de um aluno para outro, uma caixinha contendo papeis com perguntas sobre alimentação saudável, de acordo com o que foi explicado na pirâmide e no vídeo. Enquanto a caixinha ia passando, tocava-se uma música. Quando a música parava, a criança que estava segurando a caixinha, a abria, retirava um dos papeis e tentava responder a pergunta. Caso ela não soubesse, os colegas podiam ajudar. E a nutricionista comentava as respostas certas ou corrigia as erradas, reforçando o conteúdo abordado


Ao final das atividades, os alunos receberam um espetinho de frutas para lancharem:


  • Atividades do turno Vespertino (1º e 2º Períodos e 1º ano):
  • Explicação da pirâmide alimentar brasileira infantil da Sociedade Brasileira de Pediatria (apresentada através do Microsoft PowerPoint 2010). Explicou-se sobre os nutrientes e as funções dos alimentos; os grupos destes; quais alimentos podem ser consumidos em maior quantidade e quais devem ser consumidos com moderação; o que é alimentação saudável e alimentação não saudável, a importância da prática de atividade física e de uma boa hidratação, etc;
  • Dinâmica de adivinhar os alimentos através do tato: dentro de uma caixa foram colocados alguns alimentos de todos os grupos da pirâmide, obtidos na escola e também algumas figuras de gêneros que não havia na escola ou eram perecíveis. As crianças foram escolhidas aleatoriamente, ficavam à frente dos colegas e fechavam os olhos. A nutricionista retirava um alimento da caixa e entregava à criança, que deveria adivinhar qual era o produto, usando somente o tato. Se após algumas tentativas, ela não adivinhasse, os colegas ajudavam com dicas. Caso ninguém soubesse qual era o alimento, a nutricionista falava. Após a identificação, o produto era colocado em uma pirâmide, sendo que a nutricionista ia explicando o porquê de cada alimento estar no grupo, para melhor entendimento das explicações já fornecidas. Com as figuras dos alimentos, após a visualização e identificação dos mesmos, eram colocados na pirâmide também, para preenchê-la. Após o preenchimento, os alunos se reuniram em volta da pirâmide para observá-la, enquanto a nutricionista explicava brevemente sobre a mesma.






Ao final das atividades, os alunos receberam um espetinho de frutas para lancharem:



  • Resultados: As crianças, tanto as da Educação Infantil quanto as do Ensino Fundamental I ainda não conheciam a pirâmide alimentar brasileira e o vídeo apresentado. A maioria dos alunos assistiu com atenção ao vídeo “Nutriamigos”, mas mostraram-se dispersos durante a explicação sobre a pirâmide alimentar. A dinâmica da caixinha foi aprovada como método de aprendizagem, pois os alunos gostaram bastante desse tipo de “brincadeira”. Os alunos do 1º e 2º período e do 1º ano demonstraram interesse em relação às explicações da pirâmide alimentar infantil, fazendo perguntas e comentários sobre o assunto. A dinâmica de adivinhar os alimentos pelo tato foi muito apreciada pelas crianças, sendo considerada útil na educação alimentar e nutricional. Durante a adivinhação, a grande maioria acertou qual era o alimento. Eles conheciam a maioria dos alimentos e figuras apresentados. Durante a montagem da pirâmide alimentar, houve grande participação das crianças, que demonstraram entender sobre as funções dos alimentos, quais são saudáveis e quais alimentos devem ser consumidos com moderação. Todos os alunos gostaram muito do espetinho de frutas oferecido como lanche, sendo uma sobremesa saudável e diferente para eles. 
  • Conclusão: as atividades desenvolvidas foram válidas para a educação alimentar e nutricional das crianças, pois se ensinou sobre a importância de bons hábitos alimentares, sendo que eles são fundamentais na prevenção da obesidade infantil e doenças relacionadas

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