Minha lista de blogs

Nutrição na escola

Princípios de uma boa alimentação
Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características:
1) Adequação: A alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.
2) Qualidade: Deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.
3) Quantidade: Deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.
4) Harmonia: É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação á quantidade e qualidade.
5) Variedade: Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentando diferentes nutrientes.

Pirâmide Alimentar
Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade.

Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide.
Para sabermos o número correto de porções diárias a serem ingeridas de cada grupo de alimentos, é necessário observar as calorias diárias que cada indivíduo necessita.
Portanto, é necessário que o profissional da área de nutrição planeje o programa alimentar, pois este varia conforme sexo, peso, idade, altura e necessidades individuais. Em média, a maioria dos indivíduos necessita de, pelo menos, um número mínimo de porções dentro das variações recomendadas.

Principais nutrientes de cada grupo alimentar:
Pães, arroz, cereais, massas: carboidratos complexos (vitaminas do complexo B e fibras);
Hortaliças e vegetais (vitamina A, vitamina C, folato, ferro, fibras);



Frutas (vitamina A, vitamina C, potássio, folato, ferro, fibras);
Leite, iogurtes e queijos (cálcio, proteína, vitamina A, vitamina D);
Carnes, aves, peixes, ovos, feijão, nozes (ferro, zinco, vitaminas do complexo B, proteínas);
Gorduras, óleos e açúcares (vitamina E, ácidos graxos essenciais, carboidratos, porém são ricos em calorias e devem ser utilizados esporadicamente).







___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Senhores pais ou responsáveis,

      Visando alimentação saudável, adequada e nutricional do seu filho nas escolas municipais de Capitólio, esclarecemos que:
  •  a merenda escolar oferecida aos nossos alunos, segue um cardápio elaborado pela Nutricionista, onde são oferecidos alimentos variados
      Não são incluídos no cardápio de nossas escolas lanches e bebidas contendo produtos e/ou preparações, industrializados ou não, que contenham altos teores de calorias, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre, sal e baixo valor nutricional, tais como:

  • ·         Frituras: batata, coxinhas, enroladinhos e frituras em geral;
  • ·         Salgados e doces com massa folhada;
  • ·         Biscoitos: recheados, com cobertura, tipo “wafer”, com alto teor de gorduras e calorias;
  • ·         Doces: balas, chocolates, gomas de mascar e guloseimas em geral;
  • ·         Bebidas artificiais: refrigerante, refrescos artificiais;
  • ·         Salgadinhos e pipocas industrializadas;
  • ·         Alimentos apresuntados e embutidos;
  • ·         Sanduíches e pizzas.


Em datas festivas e comemorativas promovidas pelas escolas, como páscoa, dia das crianças, festa junina e outras, não se aplicam estas proibições.
Esclarecemos que a merenda escolar é para todas as crianças e que não há necessidade de enviar lanche de casa, mas se a criança ou os pais quiserem trazer o lanche, recomendamos que não incluam os produtos citados, especialmente salgadinhos de pacotes e refrigerantes. Sugerimos que incluam: frutas, bolo, pães, leite, iogurte e sucos.
Contamos com o apoio e compreensão de todos os pais, para garantirmos uma alimentação nutritiva, o que certamente vai refletir na saúde, no crescimento e desenvolvimento saudável de nossas crianças.

Atenciosamente,

  
                 Nutricionista                             
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


CARDÁPIOS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR


FEVEREIRO/2016






























MARÇO/2016











































ABRIL/2016


























MAIO/2016










































Nenhum comentário:

Postar um comentário