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Hortas Escolares

PROJETO CULTIVAR E PRESERVAR
(HORTAS ESCOLARES)
“Educação no Campo: semente que se torna planta, pelo nosso cultivar”.

CAPITÓLIO


26 de julho de 2016
José Eduardo Terra Vallory
Prefeito Municipal

João Antônio Alves

Secretário Municipal de Educação, Esporte e Lazer
1.   APRESENTAÇÃO
O eixo principal do Projeto “Cultivar e Preservar”, é a implantação de hortas  nas escolas rurais. Pretende-se também promover o, plantio de espécies frutíferas alternada com espécies nativas, para recomposição da vegetação em áreas de Preservação Ambiental Permanente (APP) no entorno de cursos d’água. Em torno deste Projeto propõe-se implementar ações educativas para despertar em nossos alunos a responsabilidade de cada indivíduo com o meio onde vive. Pretende-se introduzir de forma bastante didática e prática, conceitos de agroecologia, de forma a mostrar que deve haver compatibilidade entre produção de alimentos e preservação ambiental e ainda neste contexto serão realizadas ações de educação sanitária também. Pretende-se promover modificações nos hábitos alimentares com aumento do consumo de verduras e legumes das hortas os alunos terão acesso a alimentos mais saudáveis, produzidos sem uso de agrotóxicos. Estão previstas também ações para ensinar formas de conservação e aproveitamento das frutas, principalmente aquelas de produção sazonal, e ainda possibilitar as famílias envolvidas, gerar uma renda extra, principalmente para as mulheres e jovens, com a venda da produção excedente na merenda, nas escolas da área urbana, através do PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar.



2.   OBJETIVOS

 2.1.    OBJETIVO GERAL
Conscientizar alunos e familiares quanto à importância de cada um fazer a sua parte 
para um futuro sustentável.
 2.2-        OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 ·      Oferecer meios às famílias de nossa comunidade escolar rural (alunos, professores e funcionários) de tornar a terra produtiva.
·       Incentivar uma alimentação variada, saudável e nutritiva.
·   Estimular os alunos a perceberam-se como parte integrante do ambiente, sensibilizando-os à necessidade de recuperar e preservar.
·    Demonstrar tecnologias alternativas de produção que garantam alimentos sadios e sem danos ao meio ambiente.
·  Promover a educação sanitária.
·    Promover a integração das famílias ao PNA – Programa Nacional da Alimentação Escolar, com a venda da produção excedente.

3.   JUSTIFICATIVA

O território do Médio Rio Grande destaca-se por possuir inúmeras nascentes e dois grandes reservatórios: Furnas com área de 1.440 Km² sendo formado pelos rios Grande e Sapucaí e Peixoto: com área de 250 Km².
O município de Capitólio, com 522 km² e MAIS de 8.000 habitantes é banhado pela represa de Furnas e destaca-se pelas belezas naturais, tendo grande potencial turístico.
Está localizado em posição privilegiada, relativamente próxima a grandes centros consumidores e possui fácil acesso, através da rodovia MG 050 que liga Belo Horizonte ao estado de São Paulo, na altura de Ribeirão Preto e Franca.
A economia local baseia-se no comércio, turismo e agricultura, onde predomina o café, o leite; a piscicultura que também vem se destacando inclusive na Merenda Escolar.
Pela sua vocação natural ao turismo e agricultura, preservar o meio ambiente é garantir a sustentabilidade de nossa economia.
Preservar o meio ambiente para ter um planeta sustentável e uma melhor qualidade de vida é dever de cada um de nós.
O novo código florestal brasileiro prevê a recomposição da vegetação em áreas de preservação permanente, principalmente nos entornos de cursos d’água naturais. Para pequenas propriedades, esta recomposição pode ser feita plantando- se arvores frutíferas junto com árvores nativas. O êxodo rural é uma realidade incontestável, as famílias tem se mudado para  cidade: vem o filho estudar, a mãe quer cuidar do filho, vem atrás e o pai assim, por conseguinte. Na região Capitólio é a cidade que manteve as escolas do Campo. Desta forma tem-se observado cada vez maior a dependência de aquisição de alimentos da cidade. As hortas e pomares domésticos rurais foram abandonados, portanto, em 2016 iniciamos na comunidade de Macaúbas na E.M. Prof. Nogueira de Sá o plantio das hortas Escolares. A produção excessiva em épocas sazonais desanima as pessoas, pois há grande concentração de produtos que se perdem por falta de consumo. O desequilíbrio da natureza ocasionando incidência de pragas e doenças também é outro fator que tem colaborado para o abandono de pomares domésticos, com a ativação das hortas escolares através de uma Proposta de Educação Empreendedora mostramos aos nossos alunos que é possível produzirmos produtos orgânicos e economizarmos utlizando alimentos de qualidade.
O PNAE- Programa Nacional da Alimentação Escolar, de suas normas, estabelece que no mínimo 30% dos recursos do governo federal sejam destinados a compra direta do agricultor familiar. Desta forma passa a haver um mercado certo, onde o que se produz se vende e isto da um incentivo ao aproveitamento de produção excedente e ainda a agregação de valor, no caso das frutas com produção de polpas e doces. Proposta esta para desenvolvermos junto ao Departamento de Agricultura como incentivo de nossos alunos sobre a importância de seus produtos.
Mesmo as pessoas do meio rural estão expostas a propaganda massiva da televisão e são impelidas ao consumo de produtos industrializados cheios de sódio, conservantes e açúcar, como os refrigerantes, que substituem os sucos naturais. A obesidade infantil já é fato consumado, portanto todos os esforços em promover a de reeducação alimentar são necessários.
Dos mais 8000 habitantes do nosso município apenas 1/4 estão no meio rural. Incentivar sua permanência, dando oportunidades, mantendo escolas rurais,  ensinando a sustentabilidade é nossa função.
Cabem-nos estimular em nossos alunos o cuidado, amor e carinho pelo mundo, partindo da realidade local que os cerca.
É função da educação despertar nas crianças o orgulho de serem da área rural, elevar sua autoestima pelo fato de saberem que são responsáveis pelo sustento do homem da cidade.

4. DESCRIÇÃO DOPROJETO


  Todo trabalho resultara de uma ação coletiva entre Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, alunos, pais e professores com início na  Escola Municipal Prof. Nogueira de Sá na Comunidade de Macaúbas . O projeto culminará com a implantação de pomares domésticos em quatro escolas rurais. A princípio foi feito, através de reuniões e palestras, a sensibilização dos alunos, professores, “cantineiras” e familiares para conhecimento e envolvimento dos mesmos no projeto. Como forma de aproveitamento do material orgânico resultante do resto doméstico das residências, para a adubação das hortas, foram ensinadas no Seminário de Educação de Professores a produção de Composteiras. Além do aproveitamento do material orgânico, esta tecnologia permite um aproveitamento domestico simples e barato que contribui para evitar a contaminação do lençol freático. Serão feitas oficinas com os alunos e professores para demonstração do valor nutricional de cada dos alilmentos produzidos, seu preparo e conservação mais adequado e a importância do consumo frequente para a nossa saúde e com os pais, professores e serventes das escolas, que abordará além do que foi visto com os alunos, opções de preparo de cardápios, sobremesas e sucos que privilegiem frutas da época. Todas as operações relacionadas ao plantio das hortas e espécies nativas, que dependerem de mecanização, contarão com as máquinas, equipamentos e mão de obra da prefeitura, multirão de pais, alunos e professores.



4.1.  MONITORAMENTO EAVALIAÇÃO:


        Cada escola deverá acompanhar o desenvolvimento do projeto como um todo através de relatórios periódicos que informem as condições das hortas, a situação nutricional das famílias, produtos processados, alimentos fornecidos para merenda escolar, situação, etc. Deverá monitorar também se estão sendo atendidos os beneficiários previstos e com isto se estão sendo cumpridos benefícios sociais do projeto.
      Deverá haver visitas para orientações técnicas relativas à produção e meio ambiente. Haverá também postagens de fotos no blog da educação, no site do município e divulgação das fotos das hortas e todo trabalho em reuniões escolares e outros eventos relacionados. Será dada prioridade aos participantes deste projeto na alimentação escolar e venda do excedente de sua produção tanto “in natura” como na forma processada, na merenda escolar para professores, pais, etc.
4.1 Beneficiários 
 Diretos
O projeto beneficiará diretamente, os alunos, professores e cantineiras das escolas Antonio Modesto de Oliveira, João Batista Trindade, N. Senhora do Perpétuo Socorro e Professor Nogueira de Sá.

Indiretos:

Toda a comunidade se beneficia através da melhoria das condições do Meio Ambiente, com a recuperação das hortas, melhorando a qualidade dos alimentos dos alunos e professores.
São beneficiárias também as escolas publicas urbanas que poderão receber um alimento de alto valor nutritivo, saudável, isento de agrotóxicos, caso tenham excedentes nas hortas das escolas do campo.

Com todos estes benefícios, se concebe um programa para promoção de políticas e ações coerentes com o desenvolvimento sócio, econômico e ambiental, sustentável, planejado pelo Governo Municipal de Capitólio.

4.1.   LOCALIZAÇÃO:

Sudoeste de Minas Gerais: O acesso a Capitólio se dá pela rodovia MG050.
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Municípios limítrofes (distância aproximada): Norte: Piumhi - 17 km, Noroeste: Vargem Bonita - 97 km, Nordeste: Pimenta - 40 km, Oeste: São João Batista do  Gloria - 70 km, Sul: São José da Barra - 35 km, Sudeste: Guapé - 30 km.

Distâncias:

§  São Paulo 475 km
§  Belo Horizonte 284 km
§  Brasília 800 km
§  Vitória 805 km
§  Rio de Janeiro 620 km
§  Ribeirão Preto 225 km



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