Minha lista de blogs

sábado, 31 de agosto de 2013

O Professor Alberico na visão do irmão e companheiro de profissão Lázaro Mariano.

O professor Alberico ensinou com novas idéias matemáticas de formação alternativa. Exímio professor de Cálculo, Álgebra, Probabilidade, Estatística e Geometria, Alberico visava a investigação, a resolução de problemas, as aplicações assim como uma análise histórica, sociológica e política do desenvolvimento da disciplina . Era fanático com números e em todo lugar que está tem mania de fazer combinações algébricas, aritméticas, seja em placas de automóveis no trânsito, seja em datas importantes, com nomes de pessoas. Foi aquele raro professor que repensava a partir do sentido da matemática na vida, procurando na teoria soluções para os problemas encontrados na prática numa relação dialética: prática - teoria - prática.
A Metodologia e Prática de Ensino da Matemática  do Alberico se realizava na integralização entre os conteúdos matemáticos e os conteúdos pedagógicos, quando relacionava os conteúdos vistos em nível de 3º Grau com os conteúdos trabalhados no Fundamental e Médio. Alberico em sua busca constante do saber, sabia perpassar por todas as disciplinas, sejam elas de conteúdo específico, metodológico ou pedagógico.
Coordenava projetos importantes como "O Coral Infantil Sol Nascente", " Grupo de Seresta Sol Nascente". Desde os 6 anos de idade já se mostrava um futuro analista financeiro quando já tinha sua poupança em banco, fruto de seu trabalho ambulante como vendedor de laranjas para Dona Chica do João Sabino em Piumhi MG. Intercalava a este trabalho o ofício de engraxate.  Foi servente de pedreiro, bóia-fria, mineirador, artista plástico autotidata, calçador de rua e ainda aliava ao trabalho de professor, a música através do "Clarinete".
Vencedor de alguns concursos de matemática, dentre eles destaca-se o mais importante atualmente, OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática em Escolas Públicas).
1965 - Nasceu em Piumhi MG, Região Água Limpa em domicílio.1971 - Ingresso no Ensino Primário na Escola Estadual Dr. Avelino de Queiroz.1972 - Perdeu o pai por motivo de doença de chagas.1975 - Conclusão do Ensino Primário.1976 - Ingresso no Primeiro Grau na Escola Estadual Prof.João Menezes.1980 - Conclusão do Primeiro Grau na Escola Estadual Prof.João Menezes.1981 - Ingresso no Segundo Grau Científico na Escola Estadual Prof. João Menezes.1983 - Conclusão do Segundo Grau Científico na Escola Estadual Prof. João Menezes.1984 - Ingresso na Faculdade de Matemática da FAFIPA/UEMG de Passos MG.1984 - Começa a lecionar em Escolas Públicas e Privadas de São Roque de Minas e Vargem Bonita.1987 - Conclusão de Licenciatura Curta na FAFIPA/UEMG -  Passos MG.1988 - Ingresso na Faculdade de Filosofia de Formiga - Matemática - Licenciatura Plena1991 - Tomou posse no Cargo de Professor Titular de Matemática na Escola Antônio Passos Silva em Guapé MG. Mudou-se para Guapé MG.1993-  Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Matemática na UFMG.1995 - Casou-se com Elaine Ferreira em Guapé MG1996 - Tem a primeira filha Evellyn1997 - Pós-Graduação na Faculdade São Luiz de Jaboticabal-SP2006 - Nasce a segunda filha Emillyn2011 - Torna-se Presidente da Associação Água arte, Sol Nascente, Associação Guapeense de Aprendizes de Artes.2013 - Morreu aos 24 dias de Agosto.

2014 -  Primeiro ano sem a presença física de Alberico.
2015 -  Segundo ano sem a presença física de Alberico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário