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terça-feira, 28 de novembro de 2017

Processo Seletivo na Área da Educação de Capitólio-MG

 O Decreto nº 326 de 01 de outubro de 2017.



ESTABELECE NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2018 E DA FUNÇÃO PÚBLICA NAS UNIDADES ESCOLARES A QUE MENCIONA.
PROCESSO SELETIVO
ÁREA DE EDUCAÇÃO DE CAPITÓLIO-MG

INFORMAÇÕES

As inscrições serão realizadas no Departamento Municipal de Educação, para cargos vagos e cadastro reserva nas seguintes áreas:
ü  Professor;
ü  Servente;
ü  Cantineira.
            Os candidatos deverão comparecer ao Departamento para efetuarem sua inscrição munidos dos seguintes documentos:
ü  Formulário de Inscrição preenchido; (O formulário encontra-se para download no blog da Educação de Capitólio, no endereço:  https://dmecapitolio.blogspot.com.br/; ou poderá ser retirado no Departamento Municipal de Educação.);
ü  Cópia dos documentos pessoais (CPF e RG);
ü  Cópia do comprovante de residência;
ü  Cópia do Certificado de Formação, Pós-graduação e outros cursos relacionados à Educação;
ü  Contagem de tempo na área da Educação.

O Departamento Municipal de Educação será responsável apenas pelo recebimento dos documentos, o preenchimento do formulário e as cópias dos documentos solicitados acima, são de inteira responsabilidade do candidato.

Data da Inscrição: 04 à 13 de dezembro de 2017.
Horário: 08h às 11h e de 13h às 15h.
Local: Departamento Municipal de Educação.
Divulgação da classificação: 19 de dezembro, no Blog da Educação, redes sociais e mural do Departamento Municipal de Educação.

 CRITÉRIOS DE ANÁLISE

PROFESSOR E AUXILIAR DE CRECHE

Formação:
       Escolaridade, de acordo com o requisito divulgado: 7,0 pontos (Máximo):
ü  Diploma, Registro de Normal superior ou Pedagogia (Professor) e Magistério (Auxiliar de Creche): 3,5 pontos.
ü  Atestado de Conclusão do Curso Exigido ou Certificado de Avaliação de Títulos expedido pela SER: 3,0 pontos.
ü  Com Pós-graduação: até 180 horas/aula 1,0 ponto, acima de 180 horas/aula + 1,5 pontos.
ü  Com especialização/pós-graduação concluída na área de inclusão: 1,0 ponto.

Experiência:
       Experiência descrita de acordo com os requisitos divulgados (aspectos analisados):
       Descrição detalhada da função similar à vaga proposta: Até 6,0 pontos (total):
ü  O Tempo de experiência na função: 0,5 pontos/ano;
ü  O Tempo de experiência, na Educação em função diferente ao cargo pleiteado (não serão computados períodos fracionados e/ou inferiores há 01 ano em uma mesma): 0,25 ponto/ano.

Competências Técnicas:
ü  Cursos de capacitação compatível com a área de atuação: 1,0 ponto;
ü  Conhecimentos específicos como, Informática e/ou Idiomas, se exigido para o cargo: 1,5 pontos.
ü  Experiência com o trabalho de biblioteca e/ou contação de história: 1,0 ponto
Obs.: Tempo já computado em um cargo para professor, não será utilizado novamente. Na seleção de profissionais das Escolas e Creches do Campo terão prioridades àqueles que morarem mais próximo.

SERVENTE E CANTINEIRA

Servente:
ü  Nas creches e escolas do campo residir mais próximo. Experiência observando o maior tempo documentado no ato da inscrição
ü  Fundamental incompleto.

Cantineira:
ü Experiência na cozinha e com cardápio observando o maior tempo documentado no ato da inscrição.
ü  Fundamental Incompleto
ü  Residir próximo da Escola em caso de Escolas do Campo.


Obs.: Os critérios acima descritos foram estabelecidos no Decreto nº 326 de 01 de outubro de 2017.






Clique no link abaixo para fazer o download do Formulário de Inscrição a ser preenchido:




quinta-feira, 16 de novembro de 2017


Apresentação 2017
Olimpíada Municipal de Matemática das Escolas Municipais (OMMEM) é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. É um Projeto Piloto da Secretaria Municipal de Educação de Capitólio visando despertar o interesse pela Matemática como uma ciência, explorando a interpretação, o raciocínio lógico e a criatividade.


Lançamos no blog em Acesso Rápido “Só Matemática” com exercícios que cobrem todo o currículo da Matemática, do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental I ao terceiro ano do Ensino Médio.
Esperamos contribuir com material de apoio a professores, a alunos e ao público em geral, priorizando aos alunos do quarto e quinto ano.
As professoras deverão explorar também o livro dois de Matemática e Português do Aprova Brasil e o livro didático do aluno (a) para enriquecimento do conhecimento matemático, a parceria com as professoras de Educação Integral é fundamental. Português e Matemática caminham juntos.
M atemática é vida.
vida é única.
T enha coragem e tente resolver alguns problemas da vida.
E sta é a sua chance de aprender.
atemática não é um bicho de sete cabeças.
A coisa mais fácil para aprender matemática é se sentar, ler, compreender e exercitar.
entar resolver problemas difíceis é uma boa alternativa.
I maginar problemas é bom.
C ompreendê-los é muito bom para uma coisa: Aprender.
A arte principal da vida é a MATEMÁTICA.

REGULAMENTO
1. RESPONSABILIDADE
Olimpíada Municipal de Matemática das Escolas Municipais (OMMEM) é uma realização da Secretaria Municipal de Educação.
2. OBJETIVOS
2.1 – Estimular e promover o estudo de Matemática entre os alunos das Escolas Municipais.
2.2 – Contribuir para integração das Escolas Municipais de Fundamental I com as Escolas Estaduais de Fundamental II e Médio no ensino da Matemática.
3. – PARTICIPANTES E DIVISÃO
3.1 – Alunos do Quinto das Escolas Municipais de Capitólio-MG.
3.2 – A Olimpíada acontecerá em uma única etapa.
4 – INSCRIÇÕES
4.1 – Estarão inscritos automaticamente todos alunos e todas alunas do 4º e 5º ano matriculado(a)s nas Escolas Municipais de Capitólio até o dia 28/11/2017 em que serão realizadas as provas.
5 – SOBRE AS PROVAS
5.1 – As provas serão realizadas no dia 28/11/2017 nas Escolas do Campo e na Escola Municipal Elias Teodoro a partir das 8h00.
5.2 – As provas terão duração duas horas e será analisado todo raciocínio do aluno no desenvolvimento das questões.
5.3 – Em caso de empate em valores absoluto o critério de desempate será o melhor raciocínio lógico na descrição para chegar ao resultado.
6 – PREMIAÇÃO
6.1 – A Premiação ocorrerá no dia da Formatura do 5º Ano. E no dia 13 para alunos do 4º Ano.
APOIO: - Prefeitura Municipal de Capitólio-MG.
                - Secretaria de Esportes e Cultura de Capitólio-MG.
                - Secretaria de Comunicação de Capitólio-MG.







Conferência Municipal de Educação em Capitólio-MG



Textos, fotos e vídeos

domingo, 12 de novembro de 2017

Feira de Educação Empreendedora das Escolas Elias Teodoro e do Campo.

  1. Ter um Projeto Pedagógico Definido. Educar integralmente significa pensar a aprendizagem por inteiro. E é por meio do projeto político-pedagógico que se mobiliza e costura a oferta de experiências capazes de desenvolver habilidades cognitivas e intelectuais, afetivas, físicas, éticas e sociais. O projeto deve ser muito bem definido para atender às necessidades de alunos concretos, situados em um dado território, com demandas, interesses e repertórios culturais que devem ser reconhecidos


Integrar espaços, saberes e agentes educadores. O espaço da cidade pode complementar as lições da sala de aula. O traçado da rua pode ajudar na aula de geometria, a história do bairro na aula de história, as placas da rua nas aulas de português. As árvores, na aula de ciências. E por aí vai. A educação integral considera a cidade como território educador, propondo a exploração de novos itinerários na ação educativa; coloca na mesma mesa os muitos saberes produzidos socialmente, mediados pelas questões contemporâneas. Produz aproximação e integração entre os diversos campos do conhecimento (artístico, linguístico, científico, ético, físico) articulados às vivências na escola, na família e na comunidade.



Valorizar a Diversidade Cultural. No mundo, as pessoas têm respostas diferentes para situações diferentes e com isso constroem a sua cultura, ou seja, os seus hábitos de vida. Uma Educação integral deve mostrar isso e, assim, tanto aumentar o repertório do estudante quanto mostrar a importância de se respeitar os diferentes estilos de vida. Quando uma criança aprende a respeitar a diferença, ela aumenta seus horizontes - ficará mais fácil para ela ficar amiga virtual de outra criança que fale a sua língua

Vídeo João A. Alves
1ª Feira Empreendedores Mirins da Escola Municipal Elias Teodoro e suas Comunidades Rurais
O evento teve início às 15 h e seguiu até às 20 h. A Feira do Empreendedor Mirim tem o objetivo de levar aos alunos a desenvolver o espírito cooperativista e empreendedor. 
A abertura contou com a presença da população em geral, alunos, professores e funcionários da escola e diversas autoridades do município entre elas o Prefeito Jose Eduardo Vallory e o Secretario de educação de Capitólio João Antônio AlvesO objetivo do evento foi atender a demanda de formação continuada com foco na inovação e empreendedorismo no contexto da docência e gestão da educação.O evento contou com a participação de estudantes da Escola Municipal Elias Teodoro e suas comunidades rurais e professores da rede pública de Municipal de Capitólio. 

O projeto “Sementes do amanhã ”, e um exemplo a ser seguido pelas demais escolas do Município. Colocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais se tornaram rotina para estes alunos. As atividades envolvem toda a comunidade escolar e, além dos benefícios alimentares, têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativa. Além de frutas, raízes e verduras, os alunos aprendem sobre o uso de plantas medicinais para a cura de algumas enfermidades. A atividade também incentiva a reciclagem, já que reaproveita recipientes de água mineral e refrigerantes . O material é usado como vasos ou para proteger as mudas. A vontade de empreender tem atingido um público cada vez mais jovem, e muitas crianças estão recheadas de ideias surpreendentes e inovadoras que podem ser um grande sucesso de mercado. Para os adultos que estão em busca de inspiração para empreender e alcançar o sucesso profissional, vale a pena prestar um pouco mais de atenção nas fantasias que as crianças propõem, pois muitas delas podem se transformar em um extraordinário empreendimento. Alguns empreendedores mirins já passaram na frente de muito adulto no que diz respeito à mente criativa e ousadia.

A maioria das crianças tem a criatividade necessária para empreender com sucesso, e vale a pena aprender com elas. Texto e Fotos de  Uillian Gonzales