Minha lista de blogs

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Trabalho em Grupo

O trabalho em grupo acontece quando várias pessoas trabalham juntas para realizar uma tarefa, cada uma tem uma determinada função, mas o objetivo é um só. Além de agilizar a realização de tarefas, o trabalho em equipe busca valorizar cada individuo, estimular o desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades, e claro, permitir uma troca de experiências e conhecimentos entre a equipe, o que gera mais integração.
Quando a equipe trabalha integrada, o ambiente de trabalho é muito mais produtivo e saudável, todos ficam mais motivados e prontos para enfrentar desafios.
Se no trabalho em grupo os esforços são conjuntos para alcançar o mesmo objetivo, as conquistas e fracassos também devem ser responsabilidade de todos os membros. A palavra-chave do trabalho em equipe é compartilhamento, tudo precisa ser compartilhado entre os membros.
Alguns profissionais estão inseridos nos grupos, mas trabalham individualmente e se preocupam apenas em concluir a sua tarefa. É preciso saber o que os outros integrantes do grupo estão fazendo e reconhecer a importância dessas tarefas para o resultado final. É fundamental saber ajudar e receber ajuda.
As vantagens do trabalho em grupo são muitas, tanto para os integrantes quanto para a empresa. Mas a capacidade de trabalhar em grupo, tão buscada e valorizada pelo mercado atualmente, é um bicho de sete cabeças mas para muitos profissionais.
A ideia de ter que aceitar “pitacos” dos colegas sobre o seu trabalho, perder o foco por precisar acompanhar as várias tarefas do grupo, ter que defender a sua opinião entre várias visões diferentes e muitos outros desafios do trabalho em grupo, causam pânico em muita gente.
Se você tem muita dificuldade para trabalhar em grupo, pode, e deve, tentar desenvolver essa capacidade. Claro que, de acordo com os seus limites e a sua personalidade. Alguns profissionais produzem muito mais sozinhos e os gestores precisam respeitar essa individualidade.
Mas como diz o ditado, “a união faz a força” e em algum momento da sua carreira o trabalho em grupo será fundamental e você precisa estar preparado. Para te ajudar a enfrentar esse desafio, separamos algumas dicas para trabalhar em grupo, confira.

Saiba como administrar conflitos:

Um grupo é composto por pessoas com valores e culturas diferentes, quando todas trabalham por um objetivo em comum é difícil evitar que o surgimento de conflitos. É muito importante saber lidar com eles no dia-a-dia da empresa. Converse, esclareça os fatos e tente conciliar as necessidades, para tentar aliviar os momentos de tensão na equipe.

Seja paciente:

Não é fácil lidar com todas as diversidades que compõe um grupo, qualquer assunto abordado pode desencadear um conflito. O segredo é ter paciência e pensar bastante antes de falar e agir. Exponha a sua opinião e ouça o que as outras pessoas tem a dizer. Mesmo quando você não concordar com a opinião de um colega, é sua obrigação respeitá-lo.

Melhore a comunicação:

A comunicação entre os integrantes do grupo precisa ser limpa, sem ruídos. Quando alguém fala A, outro entende B e transmite C, dificilmente o trabalho será executado corretamente. Saber ouvir e falar na hora certa também é muito importante para o trabalho em grupo.
Sempre que você se sentir desconfortável com alguma situação no grupo, dialogue, explique o que esta te incomodando e indique o que você acha que pode mudar, assim é possível encontrar uma solução que seja boa para todos.

Aceite as ideias dos outros:

Não é fácil aceitar que não temos razão e que a ideia do outro é melhor que a sua, mas é fundamental para a eficiência do trabalho o grupo. É justamente essa troca de ideias que enriquece o trabalho em equipe. Nunca deixe que o seu orgulho seja maior que o objetivo comum do grupo.

Seja proativo:

Tome atitude. Esteja sempre disposto a ajudar os seus colegas e a resolver os problemas que a equipe encontre, isso é importante para o seu desenvolvimento profissional e para os resultados do grupo. E quando precisar de ajuda, não fique constrangido.

Inove:

Inovar faz a empresa e os colaboradores crescerem. Proponha soluções e alternativas para otimizar as tarefas do grupo e alcançar resultados melhores. Uma equipe que não tem medo de inovar é mais produtiva e eficiente.

Confie e transmita confiança:

Se você não acredita no que faz, quem vai acreditar? Demonstre que você confia em seu trabalho, na capacidade do seus colegas e na eficiência do grupo. Gerar confiança motiva e move a equipe.

Aceite o erro:

A equipe de trabalho é composta por pessoas e pessoas estão sujeitas a errar. Quando o grupo já conseguiu superar as diferenças, é homogêneo e trabalha em sintonia, o erro cai como uma bomba, pois todos concordaram com as medidas adotadas e acreditaram ser o melhor para aquela tarefa.
É fundamental entender o que deu errado, discutir soluções e continuar trabalhando, os membros da equipe não podem ficar remoendo o erro.

Planeje:

A organização e o planejamento devem fazer parte da rotina do grupo e de cada profissional. É importante definir de forma clara os objetivos da equipe, as funções de cada integrante, as metas, os desafios e todos os aspectos necessários para que o trabalho do grupo se desenvolva com eficiência.
Vale ressaltar que não basta elaborar um planejamento, é preciso acompanha-lo e  fazer as alterações necessárias.

Trabalhe:

Não é porque você está trabalhando em grupo, que você pode deixar de trabalhar ou empurrar o seu trabalho para os outros. O que faz do trabalho em equipe mais eficiente que o individual, é exatamente a soma dos esforços de todos os membros. Dê o seu melhor e o resultado final será positivo.
Conseguiu entender a importância do trabalho em grupo para o seu crescimento profissional e para a empresa que você trabalha? Você tem essa habilidade? Siga nossas dicas e seja o melhor profissional que você pode. E não deixe de compartilhar a sua opinião com a gente, através dos comentários.

Evite Frases como:

O meu chefe quer assim, pois, o trabalho em grupo requer uma discussão em rede e qualquer chefe defende uma proposta para todos e todas.

Eu faço melhor que todos, pois, se você faz bem o conjunto da obra lhe dará os méritos necessários.

Seja você mesmo e não leve recados, com eles perderá a confiança de todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário