segunda-feira, junho 17

V Seminário de Educação

V Seminário de Educação Integral e Integrada de Capitólio-MG 29 de julho de 2019


7h00: Credenciamento
7h30: Apresentações Artísticas
8h00 : Abertura Oficial
8h20 : Show com Concessa



Aparecida Silva Mendes (Pará de Minas, 22 de abril de 1966) mais conhecida como Cida Mendes é uma atriz brasileira. Ela é mais conhecida por interpretar a personagem Concessa, uma mulher que vive no interior de Minas Gerais.
Nascida em Pará de Minas, Cida mudou-se para Belo Horizonte aos doze anos de idade, mais tarde estava estudando Educação Física e Conservatório de Música na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mas decidiu abandonar para dedicar-se ao teatro. Em 1993, inaugurou a Cantina Real, um restaurante-teatro em que apresentava esquetes cômicas. Na cantina, alguns grupos teatrais de Belo Horizonte se apresentavam no local.
Neste 29 de julho a atriz Cida Mendes (Concessa) abrirá o nosso V Seminário de Educação Integral e Integrada de Capitólio-MG.
9h20 : Coffee Break
9h40 : Diagnóstico da Rede e Política da Educação Integral na Prática ( 1º Grupo: Turno, 2º Grupo: Contra Turno e 3º Grupo: Política de EI - Secretarias)
Objetivos Específicos:
- Implementar estratégias que garantam equidade na rede.
- Investir no aprofundamento e início da organização do processo formativo para Implementação da Matriz Curricular – que envolve desde a formação básica dos agentes (inclusive para o processo de pactuação).
- Dar continuidade ao processo de implementação.
11h30 :  Almoço
13h00 : Avaliação e Contemplação da Jornada Escolar (Toda Equipe) .
• Justificativa da ampliação da jornada: mais tempo pra quê?
• A ampliação se deu ou não com parceiros? Qual o motivo?
• Existem territórios ou escolas prioritárias? Qual a justificativa?
• Qual o caráter das atividades que deverão compor o currículo em jornada  ampliada?
• Como a modalidade já existe no município, qual a proposta para qualificação da
mesma?
16h00 : Encerramento do V Seminário de Educação Integral e Abertura da Sipat com o Mágico Marcelo.

Nascido em 11 de abril de 1979 em Belo Horizonte, Minas Gerais, Marcelo Labarrere Vieira, teve seu primeiro contato com a mágica logo na infância, onde sempre assistia espetáculos e ficava maravilhado. Aos 15 anos ganhou de sua mãe seu primeiro Baralho Mágico. Quando fez o aniversário de 1 ano de sua primeira filha, ficou conhecendo Dr. Arnóbio, mágico Bill Morelix, que foi contratado para abrilhantar o aniversário e despertou ainda mais o interesse e fascinação pela arte mágica. A partir daí, começou a comprar aparelhos e kits de mágica em Quiosques de Shopping e a fazer pequenas apresentações para amigos e parentes. Foi em uma destas apresentações que uma amiga lhe indicou Vicente Freitas, mágico e um dos melhores construtores de aparatos mágicos profissionais do Brasil. Daí pra frente, foi se profissionalizando e dois anos depois inscreveu-se em um curso no CECAM (Centro Cultural de Artes Mágicas), onde pode aperfeiçoar as técnicas e conhecimentos e se formou em artes mágicas, tendo seu registro reconhecido junto ao  SATED-MG (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais).