quarta-feira, abril 17

Educação Integral e Integrada de Capitólio

Projeto Sementes do Amanhã

Atualmente, é notável a necessidade de adotar uma educação que reforce os príncipios da ética e cidadania, mostrando ao aluno a importância de um convívio gentil e solidário. E é para contribuir com essa educação que  implantamos o Projeto Sementes do Amanhã de Educação Integral. Este possibilita o conhecimento e o crescimento pessoal do educando, desenvolvendo sua autoestima e autoconfiança, consequentemente, o respeito por ela(e) e pelo outr(a)o. Aos professores o nosso cordial agradecimento por não medir esforços em uma luta que desperta a consciência do importante papel de cada um na construção de um mundo novo e melhor. A Educação Integral é vocês fechar capacitando e gerando credibilidade a nossa Educação Integral na busca deste ideal transformador e libertário. Iniciamos com a parceria do Projeto Mais Educação do Governo Federal, perdemos o recurso para monitoria, porque alcançamos bons índices no IDEB, mas, com recursos próprios conseguimos ampliar nossas escolas,o número de aluna(os) e assumirmos um Programa ousado de Educação Integral levando-o para as Escolas do Campo de Macaúbas e Turvo.


A Educação Integral e Integrada em Capitólio busca:



  1. Integrar espaços, saberes e agentes educadores. O espaço da cidade pode complementar as lições da sala de aula. O traçado da rua pode ajudar na aula de geometria, a história do bairro na aula de história, as placas da rua nas aulas de português. As árvores, na aula de ciências. E por aí vai. A educação integral considera a cidade como território educador, propondo a exploração de novos itinerários na ação educativa; coloca na mesma mesa os muitos saberes produzidos socialmente, mediados pelas questões contemporâneas. Produz aproximação e integração entre os diversos campos do conhecimento (artístico, linguístico, científico, ético, físico) articulados às vivências na escola, na família e na comunidade.
  2. Valorizar a Diversidade Cultural. No mundo, as pessoas têm respostas diferentes para situações diferentes e com isso constroem a sua cultura, ou seja, os seus hábitos de vida. Uma Educação integral deve mostrar isso e, assim, tanto aumentar o repertório do estudante quanto mostrar a importância de se respeitar os diferentes estilos de vida. Quando uma criança aprende a respeitar a diferença, ela aumenta seus horizontes - ficará mais fácil para ela ficar amiga virtual de outra criança que fale a sua língua. 
  3. Com a música.......

Com a canoagem.............



Com a Natação......

Com a Arte......


Com  Relação à natureza......




Com  o Xadrez, Jiu jtsu, Volei, etc.....


Com a leitura, com a matemática e conhecimentos gerais....


Sementes do Amanhã


Cifra: Principal
Tom: A
Intro: E  G#m  F#m  B7

E         G#m          F#m        B7
Ontem um menino que brincava me falou
E            G#m        F#m  B7
Que hoje é semente do amanhã
E            G#m            F#m          B7
Para não ter medo que esse tempo vai passar
E            G#m         F#m  Bm7         E7
Não se desespere não, nem pare de sonhar
A         B/A              G#m            C#m
Nunca se entregue nasça sempre com as manhãs
F#m              D            B7          E7
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar

Refrão:

A          B/A           G#m        C#m
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
F#m          D
Nós podemos tudo
B7           E7
Nós podemos mais
A         B7          E
Vamos lá fazer o que será

Introdução
(Repete toda a música até o refrão)

Refrão em reggae 2x (crianças cantando)
A         B7          E
Vamos lá fazer o que será
A         B7
Vamos lá fazer...

Intro: E  G#m  F#m  B7

olha o sol nascendo...

viva o sol! Vivaa!!

Viva o mar! Vivaa!!

Viva a saúde!!! Vivaa!!

Viva o vento!!! Vivaa!!

Viva a vida!!! Vivaa!!

Viva o amor!!! Vivaa!!

Viva a paz também!! Vivaa!!

Viva todo mundo!! Vivaa!