EDUCAÇÃO DO CAMPO E NO CAMPO
Educação do campo, semente que se forma planta pelo nosso "cultivar"!
· “Cientes de que a Educação do Campo tem por base o engajamento dos seus sujeitos, combinando a pedagogia do diálogo com a ação mobilizadora, estaremos unidos na luta pela concretização dos nossos desafios, trabalhando para que estes sujeitos se articulem, se organizem e assumam a condição de sujeitos históricos a que tem direito.” (Carta Compromisso, Território Norte Pioneiro, 2010).
· A Educação do e no Campo, é um instrumento de luta da classe trabalhadora rural, é um processo em construção que tem como protagonistas os próprios sujeitos do campo, suas lutas e organizações, com suas experiências educativas, firmando a educação como formação humana, feita por quem no campo trabalha e vive. Neste sentido, com o novo Projeto do MEC para Escola do Campo, com material didático específico e com qualidade, a Secretaria de Educação de Capitólio com o objetivo de colocar-se a serviço dos seus sujeitos, está buscando colaborações externas, a família, a comunidade, o Conselho da Criança e Adolescente, as forças sociais e políticas, para valorizar e aprofundar a pedagogia do campo na troca de conhecimento.
· Valorizando a autonomia dos povos do campo, como construtores de sua história estamos levando a Internet em todas as escolas rurais. Hoje temos o Sistema Proinfo implantado nas escolas de Macaúbas, Turvo e Espalhinhas. Na escola do Socorro por ser uma escola menor conseguimos um Laptop por aluno. Pautados por uma permanente reflexão sobre a nossa prática educativa e de luta e a leitura de outras práticas educativas e da teoria pedagógica, voltadas para a emancipação humana e para o fortalecimento de um projeto de País, de campo e a partir das necessidades do homem e da mulher do campo, propomos um trabalho unificado com as demais secretarias para que estes atores e protagonistas de suas histórias transformem o campo de Capitólio em um lugar melhor para se viver.
· O Programa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.
"Estudar não é um ato de consumir ideias, mas sim, de criá-las e recriá-las"... (Paulo Freire)
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